Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 29º

Rede Europeia Anti-Pobreza inaugura hoje novas instalações em Faro

A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) inaugura hoje em Faro as novas instalações do seu núcleo distrital, onde espera poder acolher um grupo maior de pessoas e agentes para debater, formar e estudar este flagelo social.

Rede Europeia Anti-Pobreza inaugura hoje novas instalações em Faro
Notícias ao Minuto

16:39 - 13/06/24 por Lusa

País Pobreza

"Nós só lutamos pelas causas e não temos programas assistenciais", explicou à agência Lusa o presidente da EAPN Portugal, Agostinho Jardim Moreira, acrescentando que a ajuda direta às situações de pobreza, nomeadamente aplicando as políticas sociais do Estado, é feita por Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e outros organismos.

O Núcleo Distrital de Faro da EAPN Portugal iniciou a sua atividade em 2002, com a finalidade de congregar um conjunto de instituições de solidariedade social do distrito, e desenvolver, conjuntamente, estratégias de intervenção social, com vista a erradicar ou atenuar a pobreza e a exclusão social na região.

Agostinho Jardim Moreira pediu uma mudança do paradigma de luta contra a pobreza, tornando-a um "desígnio nacional".

"No caso concreto português, desde o 25 de Abril [de 1974] gastam-se milhares de milhões de euros todos os anos na luta contra a pobreza e mantemos sempre o mesmo número de entre 17 a 21% de pobres em Portugal", lamentou aquele dirigente.

Para esta organização, e apesar de uma evolução, "Portugal nunca conseguiu reduzir a pobreza e a exclusão social para valores inferiores aos dois milhões de cidadãos".

O núcleo de Faro da EAPN realiza ações de formação para "capacitar e qualificar" a intervenção sociocomunitária, contribuindo para a "disseminação" do conhecimento sobre o fenómeno, concebendo e implementando projetos que visam a inclusão social.

Por outro lado, também participa em diversas estruturas que têm por vocação o combate à pobreza e estimula a efetiva participação das pessoas que vivem em situações de pobreza e exclusão social.

A criação da EAPN surge na década de 1980 com a preocupação da Comissão Europeia perante o aumento dos fenómenos da pobreza e da exclusão social na Europa.

No âmbito da inauguração das novas instalações da EAPN realiza-se, em Faro, uma mesa-redonda sob o tema "O combate à pobreza na região do Algarve", que conta com a participação de Joaquim Brandão Pires, da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Patrícia Neto Martins, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e de António Fragoso, da Universidade do Algarve.

Leia Também: Número de pessoas em risco de pobreza e exclusão social recua na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório