Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

A cantar e a encantar, as Marchas desceram a Av. da Liberdade. As imagens

A noite foi de folia para as 20 Marchas que participaram no Concurso das Marchas Populares de 2024, e que viu sair vitoriosa a estrutura de Alcântara.

Notícias ao Minuto

15:36 - 13/06/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Marchas Populares de Lisboa

A Marcha de Alcântara venceu o Concurso das Marchas Populares de 2024, numa noite em que 20 grupos desceram a Avenida da Liberdade, em Lisboa, num dos momentos mais icónicos da noite dos Santos Populares, entre 12 e 13 de junho.

Pode ver na galeria que acompanha esta notícia várias imagens do desfile.

Em segundo lugar ficou a Marcha de Marvila, e em terceiro lugar a Marcha de Alfama. A Marcha da Bica, que venceu a edição de 2023, ficou em quarto lugar.

Outros 16 grupos estiveram este ano no concurso: Carnide (5.º), Madragoa (6.º), Alto do Pina (7.º), Bairro da Boavista (8.º), São Vicente (9.º), Penha de França (10.º), Bairro Alto (11.º), Castelo (12.º), Olivais (13.º), Graça (14.º), Lumiar (15.º), Mouraria (16.º), Bela Flor-Campolide (17.º), Santa Engrácia (18.º), Baixa (19.º) e Belém (20.º).

Segundo a informação da EGEAC, Alcântara e Marvila ganharam nas categorias de Melhor Coreografia e Melhor Cenografia.

O Melhor Figurino foi também atribuído às marchas de Alcântara e de Marvila e ainda Alfama.

A distinção da Melhor Letra foi para Alfama e Alto do Pina, enquanto que a Melhor Musicalidade foi para a Madragoa.

Na categoria de Melhor Composição Original, as distinções foram para a Bica, com "Há festa na Bica" e para a Mouraria com "Welcome! Bem-vindos à Mouraria".

O Melhor Desfile na Avenida foi para a marcha de Alcântara.

A Marcha Infantil das Escolas de Lisboa abriu esta edição de 2024 do desfile na Avenida da Liberdade, seguindo-se as três marchas extraconcurso: "A Voz do Operário", Mercados e Santa Casa.

O Tejo foi o tema central da edição deste ano da Grande Marcha de Lisboa, com letra de Flávio Gil e música de João Paulo Soares, interpretado por todos os grupos participantes (além das músicas próprias).

Leia Também: Pedro Granger celebra vitória de Alcântara nas Marchas Populares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório