Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 26º

Dos casamentos às marchas, Santo António espalha cor e brilho em Lisboa

As festividades arrancaram com o enlace de 15 casais de 10 freguesias lisboetas. Mas, com o cair da noite, a Avenida da Liberdade voltará a encher-se de música e de cor no desfile tradicional das Marchas Populares, este ano com o rio Tejo como tema central.

Notícias ao Minuto

19:10 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Lisboa

O principal dia das festas da cidade de Lisboa, que celebra o feriado municipal de Santo António na quinta-feira, ficou marcado pelos casamentos ‘abençoados’ pelo santo padroeiro. Mas a festa prolongar-se-á, estando ainda previsto o desfile das marchas na Avenida da Liberdade, a partir das 21h00.

As festividades arrancaram com o enlace de 15 casais de 10 freguesias lisboetas, cinco dos quais ocorreram numa cerimónia civil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 11h30, e 10 na cerimónia religiosa, na Sé de Lisboa, a partir das 14h00.

Ao cair da noite, a Avenida da Liberdade voltará a encher-se de música e de cor no desfile tradicional das Marchas Populares, este ano com o rio Tejo como tema central. Com letra de Flávio Gil e música de João Paulo Soares, a música será interpretada por todos os grupos.

Com centenas de participantes, são 20 os grupos a concurso dos bairros dos Olivais, Alfama, Baixa, Santa Engrácia, Carnide, Castelo, Bela-Flor Campolide, Alcântara, Bica (que venceu o desfile de 2023), Madragoa, São Vicente, Bairro da Boavista, Bairro Alto, Graça, Alto do Pina, Belém, Marvila, Penha de França, Mouraria e Lumiar.

Este ano, a abertura das marchas será feita por dois 'dragões' especialmente concebidos para a ocasião - comemorativa do 25.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau.

À semelhança de anos anteriores, descem também a Avenida, no início do desfile, três marchas extraconcurso, nomeadamente a marcha infantil de ‘A Voz do Operário’, a marcha dos Mercados e a marcha da Santa Casa. Segundo a entidade organizadora, há ainda uma convidada, a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa, composta por 42 crianças, a que se juntam os Noivos de Santo António.

O trânsito está cortado na Avenida da Liberdade a partir das 18h00 de hoje, havendo condicionamentos de trânsito por várias zonas centrais da cidade, devido aos festejos.

As Marchas Populares de Lisboa são este ano candidatas a integrar a lista nacional de património cultural imaterial, com o objetivo de reconhecimento histórico e também de preservação desta tradição popular. A candidatura é promovida pela Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL), com o apoio das 28 coletividades da cidade que anualmente preparam e apresentam as marchas.

As Festas de Lisboa tiveram início no final de maio e vão decorrer até ao final deste mês, encerrando com dois espetáculos no Terreiro do Paço, a 29 e 30 de junho.

[Notícia atualizada às 22h43]

Leia Também: Marchas são ponto alto das Festas de Lisboa sob o tema do rio Tejo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório