Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 29º

Montenegro na cimeira da CPE que vai debater segurança em tempo de guerra

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai participar no dia 18 de julho na reunião da Comunidade Política Europeia (CPE), em Londres, que vai debater a segurança europeia no contexto da guerra na Ucrânia, segundo uma nota do seu gabinete.

Montenegro na cimeira da CPE que vai debater segurança em tempo de guerra
Notícias ao Minuto

15:00 - 12/06/24 por Lusa

País Montenegro

Segundo o gabinete de Montenegro, os temas em debate "centram-se na vertente da segurança europeia, no seguimento da Cimeira da Paz sobre a Ucrânia, que decorrerá na Suíça um mês antes, a 15 e 16 de junho".

Também deverão ser abordados outros temas como as migrações, a defesa da democracia, a conectividade e a energia, embora ainda estejam em definição.

A CPE é um fórum informal de cooperação política, económica e de segurança, congregando os países europeus que partilham os valores democráticos.

Nas reuniões anteriores, além dos líderes dos 27 Estados-Membros da UE, estiveram presentes os seis países dos Balcãs Ocidentais (Montenegro, Sérvia, Macedónia do Norte, Albânia, Kosovo e Bósnia e Herzegovina), os quatro membros da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Suíça e Noruega), os países da Parceria Ocidental com exceção da Bielorrússia, que se encontra suspensa (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Moldova e Ucrânia), o Reino Unido e a Turquia, indicou o gabinete do chefe do Governo português.

Participaram ainda nessa reunião também os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel.

Leia Também: Montenegro acusa Chega na Madeira de ser "teleguiado a partir de Lisboa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório