Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Fez 500 km em bicicleta para provar que há vida depois de transplante

Carlos "foi acompanhado por José Ferreira, também transplantado no HSM, e por outros 15 ciclistas que se juntaram à iniciativa 'Respira a Vida: a Pedalar de Viana do Castelo até Lisboa'".

Fez 500 km em bicicleta para provar que há vida depois de transplante
Notícias ao Minuto

18:27 - 11/06/24 por Notícias ao Minuto

País Saúde

Carlos Plácido, natural de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, recebeu um transplante pulmonar na Unidade Local de Saúde (ULS) de São José - Hospital Santa Marta (HSM) e, recentemente, cumpriu o sonho de completar um percurso de quase 500 quilómetros de bicicleta desde Viana do Castelo até Lisboa.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), Carlos "foi acompanhado por José Ferreira, também transplantado no HSM, e por outros 15 ciclistas que se juntaram à iniciativa 'Respira a Vida: a Pedalar de Viana do Castelo até Lisboa'".

Os ciclistas foram recebidos "com grande emoção por familiares, amigos e profissionais de saúde", além da secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, e a presidente do Conselho de Administração da ULS São José, Rosa Valente de Matos.

"Dar saúde é, acima de tudo, devolver qualidade de vida. Não se chega aqui sem o trabalho dos profissionais. Ser-se profissional dedicado ao transplante implica muitas horas de trabalho, muitas ausências das vidas pessoais, uma dedicação muito grande. Por isso, fica aqui o meu grande aplauso", destacou Ana Povo, citada pelo SNS. 

Já Rosa Valente de Matos afirmou que "este caminho percorrido de bicicleta demonstra bem a capacidade que os transplantados têm para fazer a sua vida normal, ter qualidade de vida".

Sublinhe-se que o Hospital Santa Marta é a única unidade hospitalar que realiza esta intervenção cirúrgica no país, tendo já realizado mais de 400 transplantes pulmonares.

Leia Também: Ministra reage pela primeira vez ao acidente e deixa agradecimentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório