Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
28º
MIN 17º MÁX 30º

Costa ou Montenegro? "São dois estilos diferentes, os dois muito bons"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que iniciou hoje, na Suíça, a primeira deslocação conjunta com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, depois de mais de oito anos de convivência com António Costa, comentou que ambos têm "estilos diferentes".

Costa ou Montenegro? "São dois estilos diferentes, os dois muito bons"
Notícias ao Minuto

17:55 - 11/06/24 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

"São dois estilos diferentes, os dois muito bons, muito comunicativos e muito extrovertidos", afirmou, quando questionado, em Genebra, sobre o facto de estar agora a celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com um novo chefe de Governo.

Falando à saída do primeiro evento das comemorações na Suíça - um encontro com alunos do ensino de português numa escola secundária de Genebra, que tiveram oportunidade de colocar questões a Marcelo e a Montenegro -, o Presidente comentou que "não era muito habitual um debate com jovens", que considerou "muito, muito interessante, em circunstâncias diversas".

"Noutros casos era mais encontros com a comunidade, festas portuguesas e tal. Aqui foi mais escola e, portanto, nesse sentido, houve aqui, na preparação, um bocadinho a preocupação com o ensino do português, que é uma grande preocupação, e o futuro destes jovens", disse.

Depois de, na sessão de perguntas e respostas, lhe ter sido perguntado quais as suas virtudes e defeitos, Marcelo, ao ser questionado pelos jornalistas sobre se já pode apontar as virtudes e defeitos do novo primeiro-ministro, escusou-se a comentar, lembrando que já não o fazia em relação ao anterior, António Costa.

Ainda hoje ao final da tarde, Marcelo e Montenegro têm um encontro com a comunidade portuguesa em Genebra, que culminará com um concerto da fadista Cuca Roseta.

Na quarta-feira, as celebrações terão lugar em Zurique, mas só depois de uma 'escala' na capital, Berna, para um encontro e almoço com a Presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd.

Em Zurique, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro têm previstos encontros com representantes da comunidade portuguesa e com a própria comunidade, este último também finalizado com um momento musical, um concerto de música clássica por jovens músicos portugueses, que encerrarão o programa da dupla comemoração na Suíça.

A Suíça, que acolhe a segunda maior comunidade de emigrantes portugueses no mundo, é o sétimo país estrangeiro a acolher a celebração, após França (2016), Brasil (2017), Estados Unidos (2018), Cabo Verde (2019), Reino Unido (2022) e África do Sul (2023), sendo que em 2020 e 2021 só houve cerimónias em Portugal devido à pandemia da covid-19.

Leia Também: "A Suíça não era a mesma se não houvesse portugueses", destaca Marcelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório