Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 22º

Manifestações antifascista e nacionalista encontram-se em Lisboa

Uma manifestação de vários movimentos antifascistas, intitulada "Não Passarão", e outra de cariz nacionalista, associada ao Grupo 1143, estão hoje a decorrer em simultâneo junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

Manifestações antifascista e nacionalista encontram-se em Lisboa
Notícias ao Minuto

17:44 - 10/06/24 por Lusa

País Padrão dos Descobrimentos

A concentração dos movimentos antifascistas começou a partir das 16h00 e pelas 17h30 já reunia uma centena de pessoas, tendo sido remetida pelas autoridades para o lado direito do monumento nacional. Foi deste lado que foram colocadas várias tarjas, nas quais se podem ler mensagens como "Ninguém é ilegal" ou "Eu existo com ou sem visto", estando desde o início a tocar música ou a entoar cânticos antirracistas.

No outro lado do Padrão estavam também pelas 17h30 algumas dezenas de manifestantes do Grupo Nacionalista 1143 com uma faixa identificativa do movimento. Esta manifestação estava prevista para as 18h00, mas os manifestantes, incluindo o nacionalista Mário Machado, chegaram mais cedo.

Em declarações à Lusa esta manhã, o porta-voz da PSP, Sérgio Soares, assumiu o "policiamento reforçado" para o local.

"Tendo em conta o espetro diferente destas manifestações, que são antagónicas, vamos ter policiamento reforçado a partir do início da tarde. Vai estar presente o comando metropolitano de Lisboa, com equipa de intervenção rápida, divisão de trânsito, para eventuais cortes ou condicionamentos de trânsito, e uma reserva do corpo de intervenção da unidade especial de polícia, junto à Praça do Império, para prevenir eventuais incidentes", disse.

Leia Também: 10 de Junho. "Objetivo é garantir que todos têm as mesmas oportunidades"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório