Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 29º

Edifício do gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa atingido com tinta

O edifício do gabinete de representação do Parlamento Europeu, em Lisboa, foi hoje atingido com tinta no final da marcha 'Unidas contra o Colapso', organizada pelo movimento 'Fim ao Genocídio, fim ao fóssil'.

Edifício do gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa atingido com tinta
Notícias ao Minuto

17:51 - 08/06/24 por Lusa

País Israel/Palestina

Depois de pouco mais de meia hora de caminhada desde o jardim do Príncipe Real até ao Centro Europeu Jean Monnet, onde está sediado o gabinete, alguns ativistas - das várias dezenas de pessoas que participaram na iniciativa - arremessaram balões com tinta vermelha e preta, além de latas de fumo verde, alusivas às cores da bandeira da Palestina.

O acesso ao edifício estava já barrado com grades de proteção, além de um contingente policial com mais de duas dezenas de agentes da PSP ao longo do perímetro.

Perante o arremesso da tinta, que salpicou alguns dos agentes, vários elementos da equipa de intervenção rápida chegaram a colocar os capacetes para um eventual agravamento da situação, mas até ao momento não houve qualquer ação das autoridades.

Equipados com bandeiras da Palestina e diversas tarjas alusivas ao combate ao uso dos combustíveis fósseis, os ativistas entoaram durante cerca de 30 minutos diversos cânticos, como 'Viva a luta do povo palestino, Israel é um estado assassino', 'Free Palestine' e 'União Europeia, you can't hide'.

Leia Também: Presidente da FBAUL apela a cessar fogo em Gaza e fim ao fóssil até 2030

Recomendados para si

;
Campo obrigatório