A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 60 processos-crime e apreendeu 130.498 artigos contrafeitos no âmbito de uma operação de fiscalização realizada, entre os dias 3 e 7 de junho, de norte a sul do país. Foram detidas seis pessoas.
Num comunicado, a ASAE dá conta que no âmbito da 'Operação Falsus' foram fiscalizados 122 operadores económicos. Os inspetores investigaram "todo o circuito comercial, desde a produção/importação, ao armazenamento, distribuição e comercialização/venda a retalho e, ainda, venda através de canais digitais".
A operação culminou em 60 processos-crime e na detenção de seis pessoas, dois dos quais por resistência e coação a funcionário, e desobediência à autoridade. Os restantes envolvidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.
Entre os 130.498 artigos contrafeitos apreendidos estavam peças de vestuário, calçado, malas, carteiras, cintos, porta-chaves, óculos de sol, bonés, capas de telemóveis, cartas de jogo, isqueiros, equipamentos de diagnóstico automóvel. O valor total da apreensão ascende a 500 mil euros.
Leia Também: Azeite e bacalhau entre os alimentos mais falsificados e apreendidos