Este fim de semana vai ser marcado por chuva e trovoada. Segundo alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por uma depressão, com expressão em altitude, "centrada sobre a região da Madeira, deslocando-se em direção ao continente, promovendo uma circulação do quadrante sul sobre o continente e o transporte de poeiras com origem no norte de África".
Durante este sábado, dia 8, registar-se-á, contudo, uma diminuição acentuada na concentração das poeiras, devido a uma deposição à superfície originada pela ocorrência de precipitação.
Em relação à precipitação, "prevê-se a ocorrência de aguaceiros, que serão por vezes fortes, acompanhados de trovoada e pontualmente de granizo até ao final da tarde do dia 8", mantendo-se, no entanto, a situação de instabilidade pelo menos até segunda-feira, dia 10.
Esta deverá ser mais severa nas regiões Norte e Centro, onde os aguaceiros poderão ser ainda pontualmente fortes e acompanhados de trovoada, em especial no interior.
Quanto ao vento, este soprará fraco a moderado do quadrante sul, com rotação gradual para o quadrante oeste, por vezes forte de leste nas terras altas da região Norte, podendo haver rajadas de vento mais intensas durante a ocorrência dos aguaceiros.
Ainda este sábado, a temperatura máxima irá descer para valores entre 20 e 25°C, podendo ser um pouco superiores em alguns locais do interior, não ocorrendo variações significativas nos dias seguintes, revela por fim o IPMA.
Leia Também: Chegou a chuva e trovoada. Dez distritos estão sob aviso laranja