Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Inquilinos queixam-se de aumentos inesperados

A Associação dos Inquilinos Lisbonenses terá recebido centenas de reclamações nos últimos dois meses de inquilinos a queixarem-se de aumentos nas rendas, alguns para o triplo, adianta a TSF.

Inquilinos queixam-se de aumentos inesperados
Notícias ao Minuto

18:30 - 31/07/14 por Notícias Ao Minuto

País Rendas

Centenas de queixas terão chegado ‘aos ouvidos’ da Associação dos Inquilinos Lisbonenses. Em causa estarão vários aumentos de rendas, alguns para o triplo, isto quando os inquilinos alegam que as rendas foram atualizadas há um ano e que não podem sofrer uma nova subida nos cinco anos seguintes, conta a TSF.

Da parte dos proprietários, o aumento é justificado com a não apresentação do comprovativo de rendimentos, o documento que, quando se comprova que os rendimentos são baixos, impede que se aumente a renda. Mas da parte dos inquilinos acredita-se que esta é uma forma muito restritiva de ler a lei.

À antena da rádio, Romão Lavadinho, da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, adiantou que em muitos casos o documento não foi entregue porque só agora começaram a ser passadas pelas Finanças as notas de liquidação do IRS.

Como as subidas só deveriam ser feitas a cada cinco anos, o dirigente da associação defende que a lei só deveria impor a entrega do documento de cinco em cinco anos ou permitir ao senhorio que o pedisse quando suspeitasse de uma alteração dos rendimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório