Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

À terceira foi de vez. As imagens da chegada de Zelensky a Portugal

Presidente ucraniano chegou a ter duas visitas agendadas ao nosso país, mas ambas foram adiadas. Finalmente, Zelensky pisou solo português.

Notícias ao Minuto

15:37 - 28/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Zelensky

À terceira é de vez. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou hoje a Lisboa para uma visita de algumas horas, a primeira que realiza a Portugal.

O avião que transportou Zelensky desde Bruxelas, onde se deslocou hoje de manhã depois de ter estado em Madrid, aterrou em Lisboa cerca das 14h50.

Zelensky foi recebido no aeródromo militar de Figo Maduro pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro. No local estavam também os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, Nuno Melo e Paulo Rangel, respetivamente. 

Zelensky cumprimentou todos os presentes com um aperto de mão e mostrou-se sorridente. Posteriormente, foi a vez de Marcelo e Montenegro cumprimentarem a comitiva ucraniana. Seguiram-se honras militares.

O presidente ucraniano seguirá para São Bento, onde irá decorrer um encontro bilateral com Luís Montenegro. Decorre depois a cerimónia de assinatura do acordo bilateral do compromisso de segurança, seguido de uma conferência de imprensa. 

Zelensky será depois recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, onde será oferecido um jantar em honra do presidente da Ucrânia. Montenegro também marca presença neste jantar. 

Em comunicado, o Palácio de Belém e São Bento haviam destacado que esta visita de Zelensky "será ainda oportunidade para reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kyiv".

Em declarações aos jornalistas, em Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros havia dito que o acordo bilateral a assinar durante esta visita de Zelensky abrange todas as áreas de cooperação entre os dois países nos últimos dois anos: "assistência humanitária, financeira, militar e política".

"Recolhe todas as dimensões em que trabalhámos, mas de uma forma sistematizada, e com um horizonte de dez anos", acrescentou Paulo Rangel.

Este acordo bilateral começou a ser planeado depois da última cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em julho do ano passado, em Vilnius (Lituânia), ainda com o anterior Governo, e agrega toda a intervenção portuguesa junto das autoridades ucranianas desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022.

Veja as imagens da chegada de Zelensky a Lisboa na fotogaleria acima.

Leia Também: AO MINUTO: Zelensky já está em Portugal. É recebido por PR e PM

Recomendados para si

;
Campo obrigatório