Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 24º

Representante da República para a Madeira ouve hoje partidos eleitos

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, recebe hoje os partidos eleitos nas regionais antecipadas de domingo dada "a urgência em se encontrar uma solução de Governo".

Representante da República para a Madeira ouve hoje partidos eleitos
Notícias ao Minuto

05:28 - 28/05/24 por Lusa

País Eleições na Madeira

"Conhecidos os resultados da eleição para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, o representante da República, considerando a urgência em encontrar uma solução de Governo que permita a aprovação de um Programa de Governo e de um novo Orçamento Regional com a maior brevidade, vai, desde já, começar a ouvir os partidos com representação parlamentar", lia-se numa nota divulgada na segunda-feira pelo Palácio de São Lourenço.

Ainda segundo a nota divulgada, o objetivo dos encontros é reunir "as condições formais e políticas" para "proceder à nomeação do presidente do XV Governo Regional".

A ronda de encontros começa pelas 10:00, com a deputada reeleita do PAN - Pessoas-Animais-Natureza, Mónica Feitas, seguindo-se a representação da Iniciativa Liberal (IL), que conseguiu manter o parlamentar Nuno Morna.

Ao final da manhã, Ireneu Barreto reúne-se com o CDS-PP, que elegeu dois deputados, incluindo o líder José Manuel Rodrigues, que desempenhou as funções de presidente do parlamento madeirense desde 2019.

Na parte da tarde, às 14:00, será a vez do Chega, que manteve o grupo parlamentar composto por quatro deputados, seguindo-se o Juntos Pelo Povo (JPP), que aumentou a representação de cinco para nove parlamentares.

Às 16:00 será recebido o PS, o segundo maior partido da oposição, que continua a ocupar 11 lugares no hemiciclo e é liderado por Paulo Cafôfo, que na noite eleitoral assumiu ser possível constituir uma alternativa à governação do PSD.

O PSD, liderado por Miguel Albuquerque, que reivindicou a vitória ao conseguir 19 deputados, mas sem maioria absoluta, é o último partido a reunir-se com Ireneu Barreto.

Depois de no domingo Miguel Albuquerque ter afirmado estar disponível para assegurar um "governo de estabilidade", na segunda-feira o PS e o JPP anunciaram que vão apresentar ao representante da República na Madeira "uma solução de governo conjunta" e irão dialogar com os restantes partidos, à exceção do PSD e do Chega, "de modo a construir um apoio parlamentar mais robusto".

Também hoje irá realizar-se a assembleia de apuramento geral das eleições, com início marcado para as 09:00.

Igualmente hoje irá reunir-se a comissão política do PSD/Madeira, com declarações à comunicação social previstas para às 18:30.

As eleições antecipadas na Madeira ocorreram oito meses após as mais recentes legislativas regionais, depois de o Presidente da República ter dissolvido o parlamento madeirense, na sequência da crise política desencadeada em janeiro, quando o líder do Governo Regional (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, foi constituído arguido num processo em que são investigadas suspeitas de corrupção.

Leia Também: Resultados exigem responsabilidade e confirmam "bem-fazer" de Albuquerque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório