Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

GNR fiscalizou 1,9 milhões de pessoas nas fronteiras marítimas

GNR fiscalizou cerca de 1,9 milhões de pessoas nas fronteiras marítimas entre 29 de outubro e o final de abril, sobretudo para visitas turísticas, anunciou hoje a corporação.

GNR fiscalizou 1,9 milhões de pessoas nas fronteiras marítimas
Notícias ao Minuto

19:12 - 27/05/24 por Lusa

País GNR

A Guarda Nacional Republicana fez hoje um balanço dos seis meses em que assumiu as competências pelo controlo das fronteiras marítimas e terrestres com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a 29 de outubro de 2023.

Em comunicado, a GNR avança que, em seis meses, foram controladas cerca de 1,9 milhões de pessoas que entraram e saíram do país em 8.100 embarcações, com especial destaque para os navios de cruzeiro, sendo os portos de Lisboa e Funchal que registaram o maior número de entradas.

A corporação dá também conta que, entre 29 de outubro de 2023 e o fim de abril deste ano, realizou mais de 1,1 milhões de procedimentos administrativos nos postos de fronteira relacionados com a emissão de vistos, licenças para vir a terra e licenças para acessos à zona internacional.

No mesmo período, os núcleos de fiscalização territorial de imigração da GNR, desenvolveram mais de 300 operações em todo o país, direcionadas especialmente para os setores da agricultura, indústria e serviços, durante as quais fiscalizou a condição de cerca de 9.500 estrangeiros.

Segundo a GNR, os distritos onde se realizaram mais operações foram Lisboa, Porto, Faro e Santarém, tendo sido dada "especial prioridade" às entradas na fronteiras de Vila Formoso e do Caia, onde se registaram diversas infrações à lei de estrangeiros.

As principais contraordenações detetadas pelos militares da Guarda relacionaram-se com a falta de declaração de entrada em território nacional (324).

A GNR deteve ainda seis pessoas por permanência ilegal em Portugal.

Leia Também: Compravam droga no Algarve para vender em Lisboa e na Margem Sul

Recomendados para si

Campo obrigatório