Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 29º

Farmacêuticos dizem que foi "dado o 1.º passo" para começar negociações

O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) afirmou hoje à agência Lusa que "foi dado o primeiro passo" para o início de negociações com o Ministério da Saúde.

Farmacêuticos dizem que foi "dado o 1.º passo" para começar negociações
Notícias ao Minuto

19:05 - 24/05/24 por Lusa

País Sindicato

"Foi uma reunião rápida, mas foi-nos apresentado um protocolo negocial já calendarizado, com um dos principais temas que a nós nos preocupava, que tem a ver com as condições remuneratórias da carreira dos farmacêuticos. Digamos que foi dado o primeiro passo para se iniciar um diálogo, que espero que venha a ser frutuoso", disse o presidente do SNF, Henrique Reguengo, à saída de uma reunião no Ministério da Saúde, em Lisboa.

Henrique Reguengo referiu que já é um ponto "muito positivo" falar sobre as matérias que preocupam os farmacêuticos.

"Só com a continuação destas negociações é que poderemos dizer se as coisas correm no sentido positivo ou não, mas pelo menos esta abertura e este posicionamento para falar daquilo que é verdadeiramente importante nós consideramos muito positivo", sublinhou.

À Lusa, o dirigente sindical acrescentou que já foram agendadas reuniões até agosto, indicando que a próxima irá realizar-se em 21 de junho.

Na última reunião com a tutela, em abril, o SNF foi reivindicar a atualização das grelhas salariais, a contagem integral do tempo de serviço no SNS para a promoção e progressão na carreira, a adequação do número de farmacêuticos às necessidades do serviço público e o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde do título de especialista.

A ministra da Saúde começou hoje as reuniões às 10h00 com os representantes dos médicos, seguindo-se vários sindicatos dos enfermeiros e o SNF, que deixou o Ministério pelas 18h15.

Leia Também: Profissionais de saúde e Governo reúnem-se hoje para definir negociações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório