Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 24º

Octávio Félix de Oliveira é o novo presidente do Instituto da Seg. Social

Ana Vasques saiu do cargo na passada sexta-feira.

Octávio Félix de Oliveira é o novo presidente do Instituto da Seg. Social
Notícias ao Minuto

15:13 - 22/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Segurança Social

Octávio Félix de Oliveira é o novo presidente do Instituto da Segurança Social (ISS), após a saída do cargo de Ana Vasques, na passada sexta-feira. A notícia está a ser avançada pela SIC Notícias. 

Em comunicado, o ministério justifica a escolha com o facto de Octávio Félix de Oliveira ter um "longo percurso profissional na direção de organismos públicos, considerando-se o perfil adequado para as funções para as quais foi hoje nomeado".

De acordo com a nota biográfica que acompanha o comunicado, foi secretário de Estado do Emprego entre 2013 e 2015, nos governos de Pedro Passos Coelho, tendo presidido ao Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) entre 2011 e 2013.

"Nessa qualidade, representou Portugal na OCDE, Comité LEED, Comité Consultivo da Livre Circulação de Trabalhadores e Comité do Emprego da União Europeia", refere o MTSSS.

Refere que Octávio Félix de Oliveira entrou como técnico superior no IEFP em 1987, onde desempenhou "várias funções de direção, quer no seu núcleo central quer nos centros regionais".

"Foi diretor do Centro de Formação Profissional para a Indústria da Cerâmica, nas Caldas da Rainha (2005-2011) e diretor do Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (2016 -2024)", acrescenta.

O ministério refere também que "ao longo da sua vida profissional, desempenhou funções docentes como assistente estagiário no Instituto Universitário da Beira Interior, de 1985 a 1987, e na Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico de Santarém, em 1994, 1997 e 1998".

Octávio Félix de Oliveira é licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa e tem 64 anos.

Recorde-se que Ana Vasques, apresentou a demissão à ministra Maria do Rosário Ramalho por entender que o atual Governo demonstrou "falta de confiança", na sequência da questão da retenção do IRS nas pensões.

Na carta enviada à ministra, e a que a Lusa teve acesso, a presidente do Instituto da Segurança Social afirmou que tomou a decisão de se demitir depois da "posição pública assumida pelo Governo a propósito dos acertos à retenção na fonte de IRS das pensões pagas pelo ISS no mês de abril e maio".

"Mostrando surpresa e 'estupefação' relativamente a essa decisão e a este propósito apontando a omissão deste assunto na reunião do dia 22 de abril, entre o conselho diretivo do ISS, V. Ex.ª e o senhor secretário de Estado da Segurança Social, configuram objetivamente uma manifestação de falta de confiança do governo na presidente do conselho diretivo do ISS", lê-se na carta.

Presidente do Instituto da Segurança Social demitiu-se

Presidente do Instituto da Segurança Social demitiu-se

A presidente do Instituto da Segurança Social (ISS), Ana Vasques, apresentou hoje a demissão à ministra do Trabalho por entender que o atual governo demonstrou "falta de confiança" na sequência da questão da retenção do IRS nas pensões.

Lusa | 13:25 - 17/05/2024

No mesmo dia, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social aceitou a demissão da presidente do Instituto de Segurança Social,  realçando o "zelo e empenho" de Ana Vasques nas funções - nas quais se mantinha até agora ser substituída por Octávio Félix de Oliveira.

[Notícia atualizada às 15h29]

Leia Também: Ministra aceita demissão da presidente do Instituto de Segurança Social

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório