Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Após polémica com plantas pintadas, Braga Parque cancela exposição

Uma exposição num centro comercial em Braga causou indignação nas redes sociais, e, menos de 48 horas depois, os responsáveis anunciaram uma nova colaboração - assim como a retirada da exibição.

Após polémica com plantas pintadas, Braga Parque cancela exposição
Notícias ao Minuto

16:26 - 15/05/24 por Notícias ao Minuto

País Braga

Uma exposição que continha 230 plantas pintadas não durou dois dias depois de, na segunda-feira, o conteúdo ter gerado controvérsia nas redes sociais.

"O Braga Parque gostaria de informar que, após uma cuidadosa reflexão e considerando os apelos da comunidade – que tanto preza -, tomou a decisão de cancelar a exposição 'ContraNatura'", começam por escrever os responsáveis do centro comercial, numa publicação partilhada na terça-feira no Facebook.

O Braga Parque sublinha, no entanto, que acreditou que esta fosse uma "iniciativa e oportunidade para transmitir uma mensagem em prol do ambiente", porém, após uma avaliação e solicitação de pareceres, optou por encerrar a exposição.

"O Braga Parque tem o maior respeito pela Natureza e pelas preocupações expressas pela comunidade. Neste sentido, o cancelamento desta exposição, com efeitos imediatos, reflete o seu compromisso em ouvir e agir em conformidade e, por isso, o shopping informa que dará início a uma ação de preservação das plantas, com o apoio da Sofia Manuel e da empresa Arvorena, especializada na manutenção de jardins e espaços verdes", escrevem ainda na rede social, rematando: "Posteriormente, as plantas serão doadas, tal como estava previsto, a várias instituições da cidade de Braga".

Em causa estava uma exposição do artista italiano Giacomo Cossio, que foi descrito como um "apaixonado" pelo ambiente. Após a inauguração, na segunda-feira, o Instagram do centro comercial 'encheu-se' de críticas - desde utilizadores como professores de artes visuais até a personalidades como Sofia Manuel, mais conhecida por 'Tripeirinha'. 

Enquanto os docentes apontaram que iam usar a situação para mostrar aos seus alunos "um péssimo exemplo de arte", Sofia, "engenheira civil que virou jardineira", fez um vídeo a lamentar a situação. "Farta de desrespeito gratuito e contínuo à nossa casa. Farta da bandeira 'sustentabilidade' hasteada quando não lhes pertence", começou por dizer, na sua conta que tem mais de 194 mil seguidores.

Além da página de Sofia Manuel, outras 'páginas conhecidas' nas redes sociais também reagiram e pediram que o Braga Parque colocasse um ponto final na mostra, que estava prevista estar em exibição até 13 de junho.

Leia Também: 'ContraNatura'. Exposição de plantas (pintadas) em Braga gera polémica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório