Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Dia da Marinha em Aveiro com concertos e visitas ao Navio-Escola Sagres

Batismos de mar, visitas ao Navio-Escola Sagres ou concertos, além da tradicional cerimónia militar, são algumas das atividades gratuitas previstas no programa que assinala o Dia da Marinha, em Aveiro, até segunda-feira (20).

Dia da Marinha em Aveiro com concertos e visitas ao Navio-Escola Sagres
Notícias ao Minuto

16:12 - 15/05/24 por Lusa

País Marinha

De acordo com o programa, divulgado na página oficial da Marinha na Internet, algumas das atividades, em Aveiro, já começaram nos primeiros dias deste mês, mas arrancam na totalidade esta quarta-feira e estendem-se até dia 20, data na qual o navegador Vasco da Gama, em 1498, chegou à Índia via marítima.

O programa prevê demonstrações de táticas militares ou de 'drones' e visitas ao Navio-Escola Sagres, que pela primeira vez nos seus 87 anos de existência está atracado no Cais do Sal.

A partir de hoje e até domingo, serão feitas exposições de meios e atividades no jardim da Fonte Nova e Edifício da Antiga Capitania, bem como batismos de mar, na Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro.

Entre as atividades divulgadas está a inauguração de um monumento alusivo ao Dia da Marinha, na quinta-feira, e ainda dois concertos: na sexta-feira, a banda da Armada irá atuar com o cantor Fernando Daniel, na Praça Marquês de Pombal, e no sábado, com a soprano Isabel Alcobia, no Teatro Aveirense.

Apesar de o dia 20 de maio ser oficialmente o Dia da Marinha, a tradicional cerimónia militar decorrerá no domingo, com uma cerimónia religiosa na Igreja Sé de Aveiro, seguindo para o cais da Fonte Nova, onde decorrerá o desfile das forças em parada e será feita uma demonstração de capacidades.

Até domingo decorrem várias atividades desportivas, como 'Cross Training Naval' ou uma "corrida virtual", que pode ser feita em qualquer local do país.

As atividades estendem-se a outros pontos do país, desde Vila Nova de Cerveira até Portimão, Madeira e Açores.

Na segunda-feira, dia 20, estarão abertos ao público, gratuitamente, o Aquário Vasco da Gama, o Museu da Marinha e o Planetário da Marinha, em Lisboa, e a Fragata D. Fernando II e Glória bem como o Submarino Barracuda (recentemente reaberto como museu), em Cacilhas, concelho de Almada.

Leia Também: Varona regressa ao mar após ser encontrada em "estado comatoso" em Sintra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório