Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Autarca do Barreiro satisfeito com aeroporto destaca consenso político

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, manifestou-se hoje satisfeito com a tomada de decisão de um novo aeroporto na região, salientando que o "amplo consenso político" encontrado é determinante para a concretização do projeto.

Autarca do Barreiro satisfeito com aeroporto destaca consenso político
Notícias ao Minuto

15:53 - 15/05/24 por Lusa

País Aeroporto

"Vimos com muita satisfação o anúncio. Não só do aeroporto, mas também da terceira travessia do Tejo e do TGV, projetos fundamentais para o país e para esta região", disse Frederico Rosa em declarações à agência Lusa.

O autarca socialista classificou como importante a evidência do consenso político à volta destes projetos.

"Há um amplo consenso político sobre estes projetos e sinto que pode ser este o momento para as coisas avançarem", disse, frisando que as pessoas esperam agora que este não seja apenas mais um anúncio, que a ele se sigam passos concretos para a sua concretização e finalização.

Frederico Rosa adiantou que a Câmara do Barreiro, no distrito de Setúbal, tem total disponibilidade para colaborar no que for necessário para "ser parte de uma solução" que afirma todos quererem, que é a concretização da trilogia de investimentos: aeroporto, TGV e terceira travessia do Tejo.

"Embora sendo projetos nacionais, vão ter um impacto tremendo na Área Metropolitana de Lisboa, no Arco Ribeirinho Sul e no Barreiro, sendo alavancas fundamentais de mais desenvolvimento de criação de emprego", frisou.

O autarca destacou ainda a importância destes projetos para acelerar a expansão do Metro Sul do Tejo.

O primeiro-ministro, o social-democrata Luís Montenegro, anunciou na terça-feira que o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, com a denominação Aeroporto Luís de Camões, com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado.

O Campo de Tiro da Força Aérea, também conhecido como Campo de Tiro de Alcochete (pela proximidade deste núcleo urbano), fica maioritariamente localizado na freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente (distrito de Santarém), tendo ainda uma pequena parte na freguesia de Canha, já no município do Montijo (distrito de Setúbal).

O executivo decidiu também mandatar a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid.

Leia Também: Escolha de Alcochete prejudica Leiria que quer medidas de compensação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório