Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Loures reivindica presença em reuniões sobre terrenos do Humberto Delgado

O presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão (PS), reivindicou hoje a presença nas reuniões do Governo sobre o destino dos terrenos do Aeroporto Humberto Delgado, sublinhando que a maior parte da infraestrutura está localizada no município.

Loures reivindica presença em reuniões sobre terrenos do Humberto Delgado
Notícias ao Minuto

13:58 - 15/05/24 por Lusa

País Aeroporto

O autarca de Loures, no distrito de Lisboa, falava à agência Lusa na sequência do anúncio feito na terça-feira pelo Governo de que o futuro aeroporto internacional de Lisboa ficará localizado no Campo de Tiro de Alcochete.

No final do anúncio, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz (PSD), disse aos jornalistas que o Governo estaria "em diálogo estreito com a Câmara Municipal de Lisboa, o Estado português e os vários ministérios", para desenvolver "uma nova centralidade" nos terrenos da Portela onde se localiza atualmente o Aeroporto Humberto Delgado, que será desativado.

"Convém relembrar o senhor ministro Miguel Pinto Luz que deve conhecer melhor a realidade da Área Metropolitana de Lisboa. Uma boa parte do aeroporto e das pistas respetivas situam-se no concelho de Loures. Portanto, se já teve esse cuidado de se reunir com a Câmara de Lisboa, comigo não", criticou Ricardo Leão.

No seu entendimento, o município de Loures, contíguo à capital, deve ter um papel importante na discussão do projeto que vier ali a ser desenvolvido, após o desmantelamento do Humberto Delgado.

Miguel Pinto Luz prometeu na terça-feira que iria avaliar com autarcas, associações e até moradores formas de reutilizar os terrenos onde atualmente se localiza o aeroporto de Lisboa, ressalvando que terão de ser descontaminados.

O primeiro-ministro, o social-democrata Luís Montenegro, anunciou na terça-feira que o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, com a denominação Aeroporto Luís de Camões, com vista à substituição integral do Humberto Delgado.

O Campo de Tiro da Força Aérea, também conhecido como Campo de Tiro de Alcochete (pela proximidade deste núcleo urbano), fica maioritariamente localizado na freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente (distrito de Santarém), tendo ainda uma pequena parte na freguesia de Canha, já no município do Montijo (distrito de Setúbal).

O executivo decidiu também mandatar a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid.

A Comissão Técnica Independente (CTI) designada para avaliar as opções da nova infraestrutura publicou no dia 11 de março o relatório final da Avaliação Ambiental Estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete ou Vendas Novas, mas apontou que Humberto Delgado + Santarém poderia "ser uma solução" transitória.

Leia Também: "Acordo entre partidos é raro. Espero ver novo aeroporto em 10 anos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório