Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 24º

Requalificação da Misericórdia de Vagos pronta no último trimestre do ano

A requalificação e refuncionalização do edifício sede da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, cujo investimento ronda um milhão de euros, deverá estar concluída no último trimestre do ano, revelou hoje o provedor, Paulo Gravato.

Requalificação da Misericórdia de Vagos pronta no último trimestre do ano
Notícias ao Minuto

15:58 - 09/05/24 por Lusa

País Vagos

A intervenção deverá ficar concluída "no último trimestre deste ano. Era uma obra imprescindível, atendendo ao número de utentes e necessidades para a realização de atividades", apontou.

O edifício sede da Santa Casa da Misericórdia de Vagos está a ser alvo de uma intervenção de refuncionalização de área administrativa, refeitório, ampliação da cozinha e lavandaria, num investimento que ascende a um milhão de euros, sendo comparticipado em 30% pelo PARES 3.0 (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais).

Em declarações à agência Lusa, Paulo Gravato explicou que as obras incidem na requalificação e ampliação de uma parte mais antiga do edifício, onde ficará instalada a contabilidade e o atendimento ao público.

"Serão criadas duas salas amplas para dar apoio aos utentes da ERPI [estrutura residencial para pessoas idosas]. Já na parte do lar, vai ser construído um consultório para o médico e enfermeiros da instituição", referiu.

De acordo com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, o novo refeitório foi desenhado de forma a ter ligação com uma sala polivalente, tendo ainda sido feita uma extensão da cozinha, com zona de armazenamento de alimentos fornecidos.

"Esta era uma necessidade evidente, pois fazemos cerca de mil refeições por dia. Só ao almoço são 700 refeições", informou.

A Santa Casa da Misericórdia de Vagos é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) que serve o concelho de Vagos (distrito de Aveiro) e também concelhos limítrofes.

Segundo Paulo Gravato, no edifício sede da Santa Casa da Misericórdia de Vagos está instalada a ERPI que conta com 53 utentes. É também dado apoio domiciliário a 30 utentes.

Já a creche conta com 163 crianças com idades até aos três anos, enquanto o pré-escolar (dos três aos cinco anos) é frequentado por 88 crianças.

O imóvel contempla também um centro de acolhimento residencial, com 20 meninas com idades entre os 12 e os 18 anos, para além de ter em funcionamento a valência de fisioterapia, com cerca de 280 utentes diários.

A Misericórdia de Vagos desenvolve ainda um projeto de inovação social, junto de 40 utentes, no âmbito do apoio a pessoas com demência.

Leia Também: Madeira. Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Machico em greve

Recomendados para si

;
Campo obrigatório