Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 33º

"Falta de rastreabilidade". GNR apreende mil quilos de caranguejo

Animais foram devolvidos ao mar.

"Falta de rastreabilidade". GNR apreende mil quilos de caranguejo
Notícias ao Minuto

15:48 - 06/05/24 por Notícias ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na passada quinta-feira, dia 2, mil quilos de caranguejo-mouro por falta de rastreabilidade em Sines.

Segundo comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, no âmbito de uma ação de fiscalização à atividade de pesca comercial no Porto de Pesca de Sines, "os militares da Guarda abordaram um homem de 45 anos, e no decorrer da ação de fiscalização detetaram que o suspeito transportava os crustáceos sem ser portador dos documentos necessários para a sua entrada no circuito comercial, ou seja, sem documento de registo e de transporte obrigatórios".

Não conseguindo determinar a sua origem, nem se tinham sido cumpridas as normas obrigatórias relativas à rastreabilidade, havia assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública.

Após medição, constatou-se ainda que os crustáceos eram subdimensionados, pelo que não tinham a medida mínima estipulada por lei para serem comercializados. A coima pode atingir o valor de 37.500 euros.

Ainda segundo a missiva, os crustáceos foram apreendidos e por se encontrarem em boas condições de sobrevivência, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Leia Também: GNR e PSP vão fiscalizar uso de telemóveis. Veja onde e quando

Recomendados para si

;
Campo obrigatório