Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

Portugal com dois novos casos de sarampo na última semana

Portugal registou dois novos casos de sarampo na última semana, elevando para 25 o total de infeções confirmadas desde o início do ano, indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal com dois novos casos de sarampo na última semana
Notícias ao Minuto

18:52 - 02/05/24 por Lusa

País DGS

Segundo os dados da DGS, os dois novos casos de sarampo, uma infeção provocada por um vírus e considerada das mais contagiosas, foram confirmados nas regiões Norte e Centro.

Desde 01 de janeiro até 28 de abril, foram confirmados 25 casos de sarampo em Portugal, quatro dos quais levaram a internamento, de um total de 176 casos suspeitos notificados, estando em investigação três casos.

Dos casos de sarampo notificados, 148 casos foram descartados, indicou ainda a direção-geral, que salienta a importância da notificação imediata para garantir a intervenção atempada na redução de cadeias de transmissão.

O sarampo é uma infeção provocada por um vírus que se transmite de pessoa a pessoa por via aérea, através de gotículas ou aerossóis de pessoas infetadas, como tosse ou espirros.

De acordo com a DGS, a vacinação é a principal medida de prevenção da infeção e é gratuita em Portugal.

No final de abril, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou que doenças evitáveis por vacinação, como o sarampo e a tosse convulsa, têm vindo a aumentar após a diminuição dos níveis durante a pandemia de covid-19.

O número de casos de sarampo começou a aumentar em 2023 e a tendência manteve-se em vários Estados-Membros da União Europeia, tendo sido notificados, entre março de 2023 e o final de fevereiro de 2024, pelo menos 5.770 casos de sarampo, incluindo pelo menos cinco mortes, segundo o ECDC.

Leia Também: Da vacinação ao n.º de casos por cá. Que precisa de saber sobre sarampo?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório