Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 28º

Organização lamenta acidente na Romaria a Cavalo que fez um morto

A Comissão Organizadora da XXII Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo lamentou o "trágico acidente" ocorrido hoje, com um atropelamento que causou a morte de um participante e ferimentos ligeiros noutro, não tendo sido cancelada.

Organização lamenta acidente na Romaria a Cavalo que fez um morto
Notícias ao Minuto

19:36 - 24/04/24 por Lusa

País Romaria a Cavalo

"A Comissão Organizadora da XXII Romaria a Cavalo vem por este meio lamentar o trágico acidente ocorrido, esta manhã, na segunda etapa do percurso, em Landeira, que resultou no falecimento de um participante e provocou ferimentos leves em outro", lê-se num comunicado.

Na nota, a organização da Romaria a Cavalo endereça "as mais sentidas condolências à família" e deseja "a todos os romeiros um resto de romaria tranquila e em segurança".

Um homem de 56 anos morreu e o filho de 28 sofreu ferimentos ligeiros depois de terem sido atropelados por uma charrete que participava na Romaria a Cavalo, revelaram à Lusa fontes da Proteção Civil e da GNR.

"O atropelamento aconteceu no campo de futebol de Landeira, no concelho de Vendas Novas. Pela informação que os militares da GNR recolheram, os cavalos andaram sozinhos com a charrete e as duas pessoas foram atropeladas", disse fonte da GNR.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central explicou que o alerta para o atropelamento rodoviário, envolvendo "uma das charretes da Romaria a Cavalo", foi dado aos bombeiros às 12:28.

Uma fonte dos Bombeiros de Vendas Novas explicou à Lusa que os participantes da Romaria a Cavalo, que partiu da vila de Moita (Setúbal) na terça-feira, encontravam-se "num parque com os cavalos", no campo de futebol de Landeira.

"Estavam a aparelhar os cavalos", mas os animais "assustaram-se e houve o atropelamento", disse a mesma fonte.

Os envolvidos, alegou a fonte dos bombeiros, "eram todos da romaria, mas estavam todos parados a fazer a logística e a preparação para retomar" o percurso.

A romaria termina em Viana do Alentejo, no distrito de Évora, onde está prevista chegar no sábado à tarde, de acordo com o programa consultado pela Lusa.

Este evento é uma organização conjunta das câmaras municipais de Moita e de Viana do Alentejo e das associações dos Romeiros da Tradição Moitense e Equestre de Viana do Alentejo.

A tradicional Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, que cumpre este ano a 22.ª edição, começou na terça-feira e vai decorrer até domingo, num percurso de cerca de 150 quilómetros em caminhos de terra batida.

[Notícia atualizada às 20h06]

Leia Também: Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete

Recomendados para si

;
Campo obrigatório