Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Perigo de derrocada interdita um dos acessos a praia em Torres Vedras

A arriba norte da praia Azul, em Torres Vedras, apresenta "risco elevado" de derrocada, o que levou as autoridades a interditarem o acesso pedonal norte por questões de segurança, informou o município.

Perigo de derrocada interdita um dos acessos a praia em Torres Vedras
Notícias ao Minuto

13:31 - 24/04/24 por Lusa

País Torres Vedras

Questionada pela agência Lusa, esta câmara municipal do distrito de Lisboa esclareceu que a arriba norte apresenta o "risco elevado" de derrocada numa extensão de 60 metros.

"O movimento de terras mais acentuado ocorreu há cerca de três semanas" e "ainda não estabilizou", acrescentou a autarquia.

Dada a instabilidade da arriba norte da praia, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Proteção Civil Municipal ordenaram "por tempo indeterminado" a interdição do acesso pedonal norte por questões de segurança.

A violação da interdição é punível com coima entre os 30 e os 100 euros, podendo ser agravada até aos 300 euros no caso de ser uma entidade.

A autarquia esclareceu que não está em causa o acesso à praia, uma vez que o acesso principal é feito na zona sul, que liga o parque de estacionamento ao apoio de praia e à zona balnear vigiada.

Tendo em conta a aproximação da época balnear, não está prevista qualquer outra ação além da interdição e da respetiva sinalização de aviso.

A instabilidade da arriba está a ser acompanhada pelo município e pela APA, que poderão vir a adotar outras soluções que passem por obras de estabilização geotécnica.

Leia Também: Falsos inspetores da ASAE tentam burlar empresários do Baixo Alentejo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório