Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Diplomacia portuguesa nos EUA junta comunidades nos 50 anos da Revolução

Diplomatas portugueses nos Estados Unidos preparam uma série de eventos comemorativos dos 50 anos da Revolução dos Cravos, num programa que inclui desde eventos em universidades até encontros com as comunidades, passando por uma celebração nas Nações Unidas.

Diplomacia portuguesa nos EUA junta comunidades nos 50 anos da Revolução
Notícias ao Minuto

16:11 - 23/04/24 por Lusa

País 25 de Abril

Na área consular de Boston, o Centro de Estudos Europeus de Harvard acolherá no dia 25 de abril um evento especial para comemorar o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, com o apoio do Consulado Geral de Portugal em Boston e do Instituto Camões.

Para celebrar a efeméride, o diretor do Centro de Estudos Europeus, Daniel Ziblatt, conduzirá uma discussão com o cientista político António Costa Pinto, o economista Lúcio Vinhas de Souza e a docente de Ciências Sociais Daniela Melo, para avaliar as consequências políticas e económicas do 25 de Abril de 1974 e o que Portugal e outros países podem aprender com a Revolução.

Também na próxima quinta-feira, o Saab Center for Portuguese Studies, da Universidade de Massachussets Lowell, promove o colóquio "Transição para a Democracia em Portugal e Espanha", com o apoio Consulado Geral de Portugal em Boston.

O colóquio explorará o significado das transições democráticas em Portugal e Espanha, na sequência dos regimes autoritários de António de Oliveira Salazar e Francisco Franco.

Académicos de Portugal, Espanha e Estados Unidos focar-se-ão no impacto duradouro deste período histórico, com o programa a ser encerrado com a projeção do filme de Maria de Medeiros "Capitães de Abril".

No dia seguinte, na cidade Cambridge, ainda no estado norte-americano de Massachusetts, a comunidade luso-americana da região irá reunir-se num jantar comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril, organizado pela PAPS -- Portuguese American Post Graduate Society e pelo Consulado Geral de Portugal em Boston.

O evento contará com a presença do cônsul-geral, Tiago Araújo, e é aberto a todos os portugueses que quiserem juntar-se à celebração.

"Teremos umas comemorações bastante diversificadas, com vertentes académicas e celebrações com a comunidade", observou à Lusa Tiago Araújo.

Em Nova Iorque, a Missão de Portugal junto das Nações Unidas (ONU) assinalará os 50 anos de liberdade e democracia na quarta-feira, num evento especial com intervenções do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da representante permanente portuguesa, Ana Paula Zacarias.

A partir do mote "Portugal 3D: Democracia, Descolonização, Desenvolvimento", o evento contará com um painel de discussão denominado "O impacto da Revolução dos Cravos no mundo", com a presença dos embaixadores de Moçambique, Brasil, Espanha e Timor-Leste.

A celebração terá ainda dois momentos musicais, com um concerto de Guitarra Portuguesa de Marta Pereira da Costa, e uma interpretação da "Grândola, Vila Morena" da jovem artista portuguesa Júlia Machado.

Em Washington, a Embaixada de Portugal comemorará os 50 anos do 25 de Abril com uma receção na residência oficial do embaixador, Francisco Duarte Lopes, na quinta-feira.

A capital norte-americana tem sido, ao longo das últimas semanas, palco de vários eventos comemorativos da Revolução dos Cravos, como a exibição do filme "Cartas a uma Ditadura", de Inês de Medeiros, ou o concerto do pianista e compositor Júlio Resende, acompanhado por Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa, que passaram também por Nova Iorque e São Francisco, no âmbito das celebrações do 25 de Abril.

Leia Também: Espírito da revolução e primórdios da energia nas novas exposições no MAAT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório