Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 25º

Morreu o padre jesuíta José Maria Brito. Tinha 48 anos

Foi o fundador do portal Ponto SJ.

Morreu o padre jesuíta José Maria Brito. Tinha 48 anos
Notícias ao Minuto

21:01 - 22/04/24 por Notícias ao Minuto

País José Maria Brito

Morreu, na tarde desta segunda-feira, aos 48 anos, o padre José Maria Brito, fundador do Ponto SJ, portal dos jesuítas portugueses.

"É com enorme pesar e consternação, mas também com imensa gratidão por tanto bem recebido através da sua vida, que a Província Portuguesa da Companhia de Jesus informa que morreu esta tarde o P. José Maria Brito", lê-se num comunicado divulgado pelos jesuítas em Portugal, no qual revela ainda que o sacerdote morreu em Évora.

O padre tinha sofrido, no domingo, "um AVC espoletado por vários tumores que desconhecia".

Fundador do Ponto SJ, "que dirigiu com enorme entusiasmo e espírito de missão, estava há um ano e meio a viver na comunidade dos jesuítas em Évora".

Era na comunidade jesuíta de Évora que "colaborava ativamente com a Arquidiocese na equipa da pastoral familiar e com o Casarão, centro universitário da Arquidiocese". Era ainda assistente regional da Comunidade de Vida Cristã (CVX)- Além Tejo e também presidente da Fundação Gonçalo da Silveira.

"Neste momento de enorme tristeza e dor, unimo-nos à família, amigos e a todos os que tiveram a bênção de se cruzar com o Zé Maria ao longo da sua vida", completa a nota.

Note-se que, hoje, uma nota divulgada pelo Casarão, e assinada pelo padre Miguel Gonçalves Ferreira, referia que o sacerdote se encontrava nos cuidados intensivos do hospital de Évora, "com prognóstico muito grave", tendo-lhe sido dados "os sacramentos" pela meia-noite. 

Leia Também: Dois menores entre grupo de imigrantes sem-abrigo nos Anjos, em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório