Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Ministra começa semana com Ordem dos Médicos e termina com sindicatos

A equipa do ministério da Saúde inicia hoje um conjunto de reuniões com as ordens profissionais do setor, numa semana marcada também pelo arranque das negociações com os sindicatos.

Ministra começa semana com Ordem dos Médicos e termina com sindicatos
Notícias ao Minuto

06:52 - 22/04/24 por Lusa

País Saúde

O Bastonário dos Médicos será o primeiro a ser recebido hoje pela ministra Ana Paula Martins, a quem deverá apresentar o que entende serem as medidas prioritárias para o setor.

À Lusa, o bastonário revelou que iria entregar um documento com as "seis prioridades para próximos 60 dias", de onde se destaca "a valorização das condições de trabalho dos médicos" e o papel dos médicos no sistema de saúde e, em concreto, no Serviço Nacional de Saúde.

Depois da Ordem dos Médicos, a tutela irá receber as restantes ordens, como será o caso dos enfermeiros ou dos psicólogos.

Na sexta-feira de manhã, arrancam as negociações salariais com os sindicatos médicos: Primeiro, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e depois a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

Aumentos salariais e melhores condições de trabalho são algumas das exigências que os sindicatos já vinham reivindicando junto da anterior equipa ministerial e que irão trazer novamente para a mesa das negociações.

À Lusa, a presidente da FNAM garantiu estar "de boa-fé" para "iniciar um processo negocial" e manifestou o desejo de que não existam "negociatas ou jogadas obscuras" ao longo do processo.

A reposição das 35 horas semanais, a integração dos médicos internos na carreira e as progressões na carreira são outras das prioridades da FNAM, que apresentou ao anterior governo uma proposta de aumentos salariais a rondar os 30%.

Alem dos sindicatos dos médicos, o ministério vai receber também os sindicatos dos enfermeiros e dos farmacêuticos.

Em comunicado, o gabinete de imprensa do ministério sublinhou que "o processo de diálogo da tutela com os parceiros começou pelas associações de doentes, reafirmando o seu compromisso com as pessoas. Na sexta-feira, dia 19, o Governo recebeu a RDPortugal, a Plataforma Saúde em Diálogo e o GAT -- Grupo de Ativistas em Tratamento".

Leia Também: MAI inicia hoje negociações com estruturas da PSP e da GNR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório