Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 24º

Alunos vão entregar abaixo-assinado no Ministério a pedir mais docentes

Estudantes do ensino secundário vão entregar na sexta-feira um abaixo-assinado no Ministério da Educação, em Lisboa, a pedir mais professores, funcionários, psicólogos, o fim dos exames finais nacionais e escolas em condições e devidamente equipadas.

Alunos vão entregar abaixo-assinado no Ministério a pedir mais docentes
Notícias ao Minuto

17:24 - 18/04/24 por Lusa

País Professores

As assinaturas, na ordem das seis mil, foram recolhidas em várias escolas do país, numa iniciativa do Movimento Voz aos Estudantes, que teve o apoio das associações estudantis.

Tiago Antunes, 16 anos, membro do movimento, disse à Lusa que as reivindicações são antigas, mas "parecem não ter resposta no programa do novo Governo".

Segundo o estudante, da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, há escolas onde chove ou sem pavilhões para a prática de exercício físico, faltam professores, funcionários e psicólogos.

Justificando o fim dos exames finais nacionais do secundário, Tiago Antunes argumentou que o desempenho dos alunos deve ser avaliado continuamente e não por "testes uniformizados".

A entrega do abaixo-assinado será feita no dia em que o novo ministro da Educação, Fernando Alexandre, e restante equipa ministerial recebem as duas principais estruturas sindicais dos professores - Fenprof e FNE - para negociarem a recuperação do tempo de serviço.

Para combater a falta de professores nas escolas, o programa do Governo da Aliança Democrática, aprovado há uma semana, prevê, sem especificar, a criação de incentivos para a sua fixação.

Leia Também: Plano para recuperar tempo de serviço chegará até junho, diz SIPE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório