Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Inaugurado memorial aos mortos do acidente com autocarro na Madeira

Um memorial às 29 vítimas mortais do acidente com um autocarro de turismo ocorrido em 2019 na freguesia do Caniço, na Madeira, foi inaugurado hoje, com a presença de familiares e sobreviventes, indicou a Câmara Municipal de Santa Cruz.

Inaugurado memorial aos mortos do acidente com autocarro na Madeira
Notícias ao Minuto

17:29 - 17/04/24 por Lusa

País Caniço

"Foi uma cerimónia simples e discreta, a pedido dos familiares", disse à agência Lusa a presidente da autarquia, Élia Ascensão, lembrando que o memorial foi um compromisso assumido pelo município poucos dias depois do acidente.

Em 17 de abril de 2019, pelas 18:30, um autocarro de turismo despistou-se na Estrada da Ponta da Oliveira, na freguesia do Caniço, no concelho de Santa Cruz, contíguo ao Funchal a leste, provocando 29 mortos e 27 feridos.

O autocarro partiu de um hotel no Caniço com 56 pessoas a bordo - 54 turistas alemães, a guia e o motorista, ambos de nacionalidade portuguesa - com destino a um restaurante no Funchal, para um jantar típico.

O acidente ocorreu a pouca distância do hotel, quando o autocarro se despistou numa ravina, rebolando num terreno, até atingir uma casa, que ficou parcialmente destruída.

O desastre provou 29 mortos - 17 mulheres e 12 homens -, todos de nacionalidade alemã, com idades entre 40 e 50 anos, e 27 feridos, entre os quais a guia e o motorista.

O memorial foi colocado no local do acidente, mas numa parte inferior da estrada, e consiste numa placa com uma inscrição.

"Existem coisas que não entendemos, memórias que nos despedaçam o coração e momentos em que o mundo para de girar. Em memória das vítimas do trágico acidente de autocarro do dia 17 de abril de 2019. Nunca vos iremos esquecer: viverão eternamente nos nossos corações", lê-se na inscrição.

A cerimónia contou com a presença de familiares e amigos das vítimas e alguns sobreviventes do acidente e também com a embaixadora da Alemanha em Portugal, Julia Monar.

Leia Também: Madeira. IL traça como objetivo aumentar número de votos e deputados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório