Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Diga 'adeus' ao céu azul. Vêm aí dias cinzentos, chuva e até trovoada

Saiba o que se espera quanto ao estado do tempo até ao final da semana.

Diga 'adeus' ao céu azul. Vêm aí dias cinzentos, chuva e até trovoada
Notícias ao Minuto

10:12 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

O sol que marcou os últimos dias permaneceu esta quarta-feira, dia em que as temperaturas começam a descer ligeiramente, mas mantêm-se acima dos 25 graus em quase todo o território de Portugal continental. Contudo, o estado do tempo será diferente já amanhã, sobretudo a Sul, com períodos de maior nebulosidade e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada durante a tarde. Saiba com o que contar até ao final da semana.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), hoje espera-se céu "pouco nublado ou limpo". Está previsto "vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo de norte na faixa costeira ocidental, rodando para o quadrante oeste na região Sul durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã e a partir do final da tarde".

Conte ainda com uma "pequena descida de temperatura no interior Norte e Centro".

As máximas vão hoje variar entre os 30 graus, em Setúbal, e os 19, em Bragança e Guarda. Já as mínimas vão oscilar entre os 15 graus, em Faro, e os 6, em Bragança.

Para quinta-feira, o IPMA prevê "céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade na região Sul". Há a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada, na região Sul durante a tarde" e o vento soprará "fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo do quadrante norte na faixa costeira a norte do Cabo Raso e do quadrante oeste na região Sul durante a tarde. Soprará "moderado a forte (até 45 km/h) nas terras altas do Norte e Centro até ao final da manhã e a partir do final da tarde".

Espera-se também uma "pequena descida da temperatura máxima na região Sul". As máximas vão variar entre os 30 graus, em Santarém, e os 20, em Bragança e Guarda. Por sua vez, as mínimas vão variar entre os 16 graus, em Faro e Lisboa, e os 5, em Bragança.

Já na sexta-feira, o IPMA prevê "céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade nas regiões Centro e Sul, em especial durante a tarde". Há a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões Centro e Sul, por vezes acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde". 

Prevê-se "vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo do quadrante norte na faixa costeira a norte do Cabo Raso durante a tarde, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e na costa sul do Algarve". 

As temperaturas máximas vão variar entre os 27 graus, em Braga, Leiria e Santarém, e os 19 graus, na Guarda. As mínimas deverão oscilar entre os 15 graus, em Aveiro, Coimbra, Santarém e Lisboa, e os 5 graus, em Bragança. 

Quanto às ilhas, o estado do tempo no arquipélago dos Açores está a ser afetado por uma superfície frontal oclusa associada.  "Prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, podendo ocorrer precipitação localizada forte, que poderá ser acompanhada de trovoada em todos os Grupos, pelo que se eleva para LARANJA o nível de aviso nos Grupos Central e Oriental", segundo o IPMA.

A situação deverá, contudo, melhorar nos próximos dias.

Já na Madeira, prevê-se "céu geralmente pouco nublado", "vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste" e uma "pequena descida de temperatura".

Quinta e sexta-feira, esperam-se "períodos do céu muito nublado" e há "possibilidade de ocorrência de aguaceiros".

[Notícia atualizada às 10h55]

Leia Também: Em 24h, choveu o equivalente a dois anos no Dubai. Veja as imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório