Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ana Abrunhosa preside à comissão da Saúde e Brilhante Dias à do Trabalho

A antiga ministra Ana Abrunhosa vai presidir à comissão parlamentar de Saúde, o ex-líder da bancada socialista Eurico Brilhante Dias à do Trabalho, e Edite Estrela à da Cultura, disse à Lusa fonte do PS.

Ana Abrunhosa preside à comissão da Saúde e Brilhante Dias à do Trabalho
Notícias ao Minuto

18:26 - 16/04/24 por Lusa

País Comissões

De acordo com fonte oficial do grupo parlamentar socialista, o PS, tal como na anterior legislatura, mantém a presidir à Comissão de Negócios Estrangeiros o deputado Sérgio Sousa Pinto e Filipe Neto Brandão na de Orçamento e Finanças.

Entre as novidades das escolhas do novo grupo parlamentar está a antiga ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa que, agora no parlamento, vai liderar a Comissão de Saúde, que na última legislatura era presidida pelo PSD.

O ex-líder parlamentar do PS Eurico Brilhante Dias irá presidir à comissão de Trabalho (outra comissão que estava com o PSD na anterior legislatura), enquanto a antiga vice-presidente da Assembleia da República Edite Estrela ficou com a responsabilidade de dirigir a Comissão de Cultura.

O grupo parlamentar do PS é liderado na presente legislatura por Alexandra Leitão, eleita a semana passada numa lista única com 12 vice-presidentes entre os quais os ex-governantes socialistas Mariana Vieira da Silva, António Mendonça Mendes e Marina Gonçalves.

PSD, com seis, PS com cinco eo Chega com três, repartem as presidências das 14 comissões parlamentares de especialidade.

Já entre as escolhas do PSD está o antigo vice-presidente do PSD Salvador Malheiro para a Comissão de Ambiente e Energia e a deputada Paula Cardoso, ex-"vice" da bancada, à Comissão de Assuntos Constitucionais.

O antigo presidente da Câmara de Óbidos Telmo Faria vai presidir à Comissão de Assuntos Europeus, a deputada Emília Cerqueira à de Agricultura e Pescas e Ofélia Ramos à Comissão da Transparência, disse à Lusa fonte oficial da direção da bancada.

Já a Comissão de Economia será presidida pelo ex-vice da bancada Miguel Santos.

Quanto às presidências do Chega, o deputado Bruno Nunes vai presidir à comissão de Poder Local, a deputada Manuela Tender (ex-PSD, eleita por Vila Real), vai presidir à comissão de Educação e o deputado Pedro Pessanha vai presidir à comissão de Defesa.

No início da cada legislatura, as presidências das comissões parlamentares são sempre distribuídas de forma proporcional em função do peso de cada bancada no conjunto dos 230 deputados, tendo também em conta a orgânica do Governo em funções.

O PS ficou com as presidências das comissões parlamentares de Negócios Estrangeiros, Orçamento e Finanças, Saúde, Trabalho e Cultura.

Pela primeira vez, o Chega, agora a terceira maior bancada da Assembleia da República, assumirá três presidências de comissões, cabendo-lhe as de Defesa Nacional, Educação e Poder Local.

Há apenas duas alterações relevantes a assinalar em relação à orgânica das 14 comissões parlamentares permanentes em comparação com a que vigorou na anterior legislatura. Agora, a administração pública regressa à Comissão de Orçamento e Finanças; e a 13ª comissão, que tinha um nome extenso, abarcando áreas como a modernização administrativa, passa a chamar-se unicamente Comissão de Coesão Territorial e Poder Local.

Nesta Comissão de Coesão Territorial e Poder Local, vai constar a área dos fundos comunitários, que antes estava na Comissão Parlamentar de Economia.

Leia Também: Ex-presidente do PSD Salvador Malheiro preside à Comissão de Ambiente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório