Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portugueses que deixaram Irão já chegaram a Lisboa (e querem voltar)

Recorde-se que 47 portugueses optaram por deixar o Irão (pelos próprios meios) após o ataque a Israel, no sábado, tendo 35 destes partido para Istambul, na Turquia. A Lisboa, já chegaram 34.

Portugueses que deixaram Irão já chegaram a Lisboa (e querem voltar)
Notícias ao Minuto

16:08 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Irão

Pelo menos 34 portugueses que estavam de férias no Irão, para conhecer a antiga Pérsia, aterraram em Lisboa às 15h08 desta terça-feira. Apesar do susto, os turistas com idades entre os 60 e os 70 anos asseguraram que pretendem voltar e terminar a viagem.

No aeroporto, uma das turistas elencou, em declarações à RTP3, que as pessoas em Teerão são "extraordinariamente simpáticas", ainda que "infelizes, porque não têm liberdade".

"É muito importante para mim sentir que podemos fazer aquilo que queremos", disse, a propósito do dia 25 de Abril, que se aproxima.

A mulher apontou ainda que a cidade é "muito engraçada e cultural", tendo assegurando, assim como outro turista, que a viagem será terminada um dia.

Recorde-se que 47 portugueses optaram por deixar o Irão após o ataque a Israel, no sábado, tendo 35 destes partido para Istambul, na Turquia, onde apanharam um voo para Lisboa, na segunda-feira, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Os restantes portugueses deverão também chegar a Istambul esta segunda-feira à noite ou terça-feira e depois viajar para Lisboa. Neste grupo estão nove turistas portugueses que estão a fazer de carro a viagem até à Turquia.

Os portugueses que quiseram deixar o Irão após os ataques deste país a Israel estão a regressar pelos seus meios, em companhias aéreas comerciais, não tendo sido necessário, para já, a intervenção do Estado português. José Cesário sublinhou que a situação em Israel "melhorou, existem voos comerciais e as escolas estão abertas".

No domingo, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas garantiu que "está tudo preparado se for preciso" retirar portugueses expatriados de Israel. Segundo José Cesário, em Israel, "há uma comunidade de cerca de 30 mil cidadãos com nacionalidade portuguesa" e "alguns portugueses expatriados em turismo ou a trabalhar", estando neste último caso referenciadas 13 pessoas.

O Governo português está "atento à evolução da situação", estando "tudo preparado se for preciso uma evacuação", havendo os meios para o efeito, disse. O governante sublinhou ainda que esse acompanhamento da situação será feito em "articulação com os parceiros da União Europeia".

O Irão lançou no sábado à noite um ataque com 'drones' contra Israel "a partir do seu território", confirmou o porta-voz do exército israelita num discurso transmitido pela televisão.

Numa mensagem na rede social X, a missão iraniana junto da ONU alegou que, "de acordo com o artigo 51.º da Carta das Nações Unidas sobre a legítima defesa, a ação militar do Irão foi uma resposta à agressão do regime sionista" contra as instalações diplomáticas iranianas em Damasco.

As tensões entre os dois países subiram nas últimas semanas, depois do bombardeamento do consulado iraniano em Damasco, a 1 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

Leia Também: Portugueses que deixaram Irão após ataque estão a caminho de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório