Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades espanholas apreendem amêijoas insalubres. Vinham de Portugal

A apreensão ocorreu depois de agentes do Destacamento de Trânsito de Calatayud terem verificado que uma carrinha que circulava pela A-2 em direção a Saragoça estava sobrecarregada.

Autoridades espanholas apreendem amêijoas insalubres. Vinham de Portugal
Notícias ao Minuto

16:03 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto

País Saragoça

A Guardia Civil de Saragoça, em Espanha, apreendeu 3.680 quilos de amêijoas japonesas que foram consideradas impróprias para consumo humano, já que a sua documentação não comprovava a sua rastreabilidade. Os moluscos, que provinham de Portugal, tinham como destino final Itália.

A apreensão ocorreu depois de agentes do Destacamento de Trânsito de Calatayud terem verificado que uma carrinha que circulava pela A-2 em direção a Saragoça estava sobrecarregada com "um grande número de sacos contendo amêijoas".

As autoridades competentes foram notificadas para verificar o estado e a documentação dos moluscos, tendo considerado que, dada a ausência de origem e de rastreabilidade, a mercadoria era imprópria para consumo humano, noticiou o La Razón.

Os mais de 3.500 quilos de amêijoas que seguiam desde Portugal e tinham como destino final Itália foram destruídos "numa empresa autorizada de gestão de resíduos", de acordo com aquele meio.

Por seu turno, os condutores do veículo, dois homens de nacionalidade romena, foram detidos e acusados de um crime contra a saúde pública.

Além disso, a carrinha em que seguiam tinha excesso de peso, falta de autorização de transporte e falta de dados obrigatórios na documentação. Por se tratar de uma transportadora estrangeira, os homens foram sujeitos uma multa que foi paga no local e que ascendeu a mais de 4.700 euros.

Leia Também: Polícia Marítima detém um dos maiores recetadores nacionais de bivalves

Recomendados para si

;
Campo obrigatório