Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Não há diferenças". Montenegro e Sánchez anunciam cimeira em outubro

Portugal e Espanha vão retomar as cimeiras ibéricas em outubro, anunciou hoje o primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantindo que nenhuma "diferença partidária" poderá "colocar em crise" a relação de cooperação entre os dois países no âmbito bilateral ou europeu.

"Não há diferenças". Montenegro e Sánchez anunciam cimeira em outubro
Notícias ao Minuto

20:56 - 15/04/24 por Lusa

País Diplomacia

"Não há diferenças partidárias que possam colocar em crise um segundo ou um milímetro a relação que aprofundamos há séculos em benefício das pessoas", afirmou Luís Montenegro, numa conferência de imprensa em Madrid ao lado do homólogo de Espanha, Pedro Sánchez.

O social-democrata Luís Montenegro fez hoje a primeira visita oficial como primeiro-ministro e escolheu Madrid como destino, tendo sido recebido na Moncloa, a sede do Governo de Espanha, pelo socialista Pedro Sánchez.

No final do encontro, ambos destacaram as boas relações entre Portugal e Espanha, tanto bilaterais como no seio da União Europeia ou de outras instituições internacionais e multilaterais, e garantiram que assim continuarão, com os dois governos a prometerem continuar a trabalhar juntos, apesar de agora serem executivos de cores e famílias políticas diferentes, um à direita e outro à esquerda.

"A notícia de hoje é que as nossas boas relações bilaterais vão continuar a estreitar-se. Os nossos governos continuarão a trabalhar em benefício dos portugueses e dos espanhóis. E vamos continuar a impulsionar uma Europa que tem de ser mais competitiva, resiliente e, sobretudo, e sublinho, mais social. E fazê-lo, em definitivo, juntos", disse Pedro Sánchez, que garantiu que Montenegro "pode contar com um país irmão, amigo e aliado" em Espanha.

Também Luís Montenegro falou numa relação de "profunda amizade, cooperação e bom relacionamento" que vai continuar e que Portugal e Espanha continuarão a percorrer "em comum" todos "os trilhos" a nível bilateral, no seio da União Europeia e no resto do mundo.

A nível bilateral, ambos reiteraram, entre outros, compromissos comuns para concretização de ligações ferroviárias, rodoviárias ou energéticas, muitos deles relacionados com os planos de resiliência e recuperação e outros fundos europeus.

Montenegro revelou que as cimeiras ibéricas, que se realizam anualmente, serão retomadas e a deste ano, que será em Portugal, será na segunda quinzena de outubro, estando os dois governos já a trabalhar no encontro, cuja data e local precisos serão anunciados posteriormente.

O encontro com Sánchez foi o único ponto da agenda pública do primeiro-ministro em Madrid.

Fonte do gabinete de Luís Montenegro revelou que o também líder do PSD teve ainda nesta passagem por Madrid um encontro, privado, com o presidente do Partido Popular espanhol, Alberto Núñez Feijóo.

Leia Também: Montenegro defende reconhecimento da Palestina num "âmbito multilateral"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório