Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Projetos portugueses ganham prémios Novo Bauhaus Europeu

Foram anunciados os 20 laureados, entre os quais dois são portugueses.

Projetos portugueses ganham prémios Novo Bauhaus Europeu
Notícias ao Minuto

16:00 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto

País Prémios

Dois projetos portugueses venceram o prémio Novo Bauhaus Europeu, anunciou a Comissão Europeia em comunicado, nesta segunda-feira. Entre os 20 laureados que a Comissão revelou estão os projetos 'Urban_MYCOskin' e 'Hydroscape Lisbon', na vertente 'Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu'.

O Urban_MYCOskin é "centrado na valorização de resíduos, transformando-os em materiais úteis e respeitadores do ambiente" e venceu a categoria 'Desenvolver um ecossistema industrial circular e apoiar uma reflexão centrada no ciclo de vida'.

Já o Hydroscape Lisbon, "que explora o papel da água na resiliência climática e no espaço da comunidade na cidade", foi segundo classificado na categoria 'Restabelecer a ligação com a natureza'.

"Estes prémios recompensam projetos e iniciativas notáveis que combinem sustentabilidade, inclusão e estética, demonstrando de que forma a transição do Pacto Ecológico Europeu pode, na prática, enriquecer a vida das pessoas e das comunidades. Os prémios são atribuídos em quatro categorias e duas vertentes: uma para projetos estabelecidos (os 'Campeões do Novo Bauhaus Europeu') e outra para iniciativas promissoras de candidatos mais jovens (as 'Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu')", lê-se no comunicado.

A edição deste ano incluiu, também, um prémio "especial" para projetos de "reconstrução da Ucrânia". Também teve "uma forte ênfase nas regiões da UE que enfrentam condicionalismos socioeconómicos ou desafios da transição ecológica".

Os prémios foram entregues na sexta-feira, 12 de abril, numa cerimónia no Festival Novo Bauhaus Europeu, pela comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e pela comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova, , na presença de Vsevolod Chentsov, embaixador da Ucrânia junto da União Europeia.

Leia Também: Três projetos de Portugal são finalistas dos prémios Novo Bauhaus Europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório