Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Força Aérea, Proteção Civil e INEM treinam busca e salvamento em Seia

A Força Aérea, a Proteção Civil e o INEM vão treinar na próxima semana em Seia procedimentos de missões de busca e salvamento em terra, no quadro do sistema integrado de operações de proteção e socorro, foi hoje anunciado.

Força Aérea, Proteção Civil e INEM treinam busca e salvamento em Seia
Notícias ao Minuto

14:29 - 13/04/24 por Lusa

País Seia

Num comunicado hoje divulgado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) precisa que o exercício decorre entre segunda e sexta-feira.

Durante os cinco dias de exercício, que utilizará três helicópteros ligeiros AW119 Koala da Esquadra 552 -- "Zangões" da Força Aérea, vão ser testados procedimentos de voo e resgate em montanha, afirma a ANEPC.

"Tratando-se de uma missão que envolve a coordenação com entidades civis, torna-se fundamental testar e uniformizar procedimentos, criando sinergias e sintonia entre todos os envolvidos, garantindo assim o sucesso da missão", lê-se no comunicado.

A ANEPC refere ainda que durante o exercício, a Esquadra 552 vai promover duas palestras sobre a missão de busca e salvamento em ambiente terrestre e proporcionar simulacros, que permitam melhorar o dispositivo de busca e salvamento nacional, resultando em maior eficiência, eficácia e diminuição no tempo de resposta.

O exercício envolve 37 militares da Força Aérea, mais de 300 operacionais da Proteção Civil -- elementos da estrutura de Comando da ANEPC, elementos da Força Especial de Proteção Civil e Bombeiros oriundo de Corpos de Bombeiros de norte a sul do país -- e elementos do INEM e do Grupo de Montanha da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.

Uma equipa técnica da Escola Nacional de Bombeiros irá também acompanhar estas ações, no âmbito da melhoria contínua da formação.

A Esquadra 552 da Força Aérea, equipada com helicópteros AW119 Koala e sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, garante um alerta permanente na Base Aérea N.º 8, em Ovar, para as missões de busca e salvamento, com possibilidade de resgate, tanto no mar como em terra.

Leia Também: Bombeiros resgatam cães recém-nascidos na Ucrânia. Eis o momento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório