Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Diretores consideram positiva realização de provas do 9.º ano em papel

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) considerou hoje positiva a realização das provas finais do 9.º ano em papel, já que há ainda mais de 13.000 alunos sem os 'kits' digitais.

Diretores consideram positiva realização de provas do 9.º ano em papel
Notícias ao Minuto

14:57 - 11/04/24 por Lusa

País Exames

"Esses alunos iriam entrar em desvantagem face aos colegas que têm treinado com os meios digitais", justificou Filinto Lima, que na segunda-feira transmitiu esta preocupação durante uma reunião com a nova equipa ministerial, liderada por Fernando Alexandre.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, no parlamento, que as provas finais do 9.º ano vão ser realizadas em papel, por terem sido "identificadas graves falhas na disponibilização de equipamento informático", mantendo-se as provas de aferição em formato digital.

O diretor escolar sublinhou ser a favor da transição digital, mas defendeu que, além do reforço de meios tecnológicos, é também necessário reforçar a rede de 'wi-fi', que em algumas escolas colapsa frequentemente.

"Queremos que no próximo ano isto não seja assunto", sublinhou Filinto Lima.

Os diretores escolares esperam também que seja alcançado, o mais rapidamente possível, um acordo entre a tutela e os sindicatos sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores.

O anúncio relativo às provas foi feito por Luís Montenegro durante a apresentação do programa do XXIV Governo Constitucional, na Assembleia da República.

"Tendo sido identificadas graves falhas na disponibilização de equipamentos informáticos, na sua manutenção e na conectividade das escolas para garantir que os alunos pudessem realizar as avaliações em igualdade de oportunidades neste ano letivo (13.639 alunos do 9º ano não receberam o Kit digital-portátil, pen de dados e acessórios), o Governo decidiu pela sua realização em papel, de forma excecional, neste ano letivo", disse.

Segundo o primeiro-ministro, irão manter-se as provas de aferição em formato digital, como previsto, para sinalizar o empenho na transição digital.

Leia Também: Exames do 9.º ano realizam-se este ano "excecionalmente" em papel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório