Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Após acusações e 9 meses depois, Marcelo divulga condecoração de Spínola

Presidente da República condecorou 219 militares que participaram no 25 de Abril entre fevereiro de 2021 e julho de 2023.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tornou, esta quarta-feira, pública a condecoração de António Spínola, que aconteceu em julho do ano passado.

A divulgação desta informação ocorre no site da Presidência no dia seguinte ao jornal Público a ter noticiado. A condecoração póstuma de Spínola diz respeito ao Grande Colar da Ordem da Liberdade, a mais alta insígnia da Liberdade - e terá acontecido, segundo a nota, a 12 de julho de 2023.

Ao jornal, fonte da Presidência não explicou por que razão fez nota pública de algumas condecorações mas de outras não, como a de Spínola, tendo apenas referido que "todos os condecorados constam do 'site' das Ordens Honoríficas".

Também o Marechal Francisco Gomes foi condecorado a título póstumo. "Recebeu as insígnias António Grilo, sobrinho do homenageado", lê-se na nota hoje divulgada. Já as insígnias de António Spínola foram recebidas pela sua sobrinha, Maria Adelaide Spínola.

"Desde fevereiro de 2021 e até julho de 2023, o Presidente da República condecorou 219 militares participantes no 25 de abril de 1974, na sequência das propostas da Associação 25 de Abril, bem como os restantes membros da Junta de Salvação Nacional não propostos por aquela associação", explica-se na nota da Presidência.

Marcelo condecorou Spínola (e não só) em clima de secretismo

Marcelo condecorou Spínola (e não só) em clima de secretismo

O primeiro Presidente da República depois do 25 de abril, António de Spínola, foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa no ano passado, sem que a Presidência da República tivesse divulgado o facto, noticia hoje o jornal Público.

Lusa | 09:14 - 10/04/2024

O comunicado dá ainda conta de que "tal como nas várias cerimónias similares que a antecederam, o Presidente da República condecorou, em cerimónia pública, no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, no dia 12 de julho de 2023, com a presença das Chefias Militares e dos familiares, num total de mais de cem pessoas, mais 30 homenageados, sendo que a correspondente nota não foi, na altura, publicada no site da Presidência da República, como nos alertou o Jornal Público, mas apenas no Diário da República n.º 151/2023, Série II, de 2023-08-04 e na base de dados pública das Ordens Honoríficas Portuguesas".

Os outros homenageados, com a Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, são também listados na nota, e pode consultá-los aqui.

No final, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que a 6 de julho do ano passado condecorou os "restantes membros da Junta de Salvação Nacional, ainda não galardoados com a Ordem da Liberdade", dos quais fazem parte os generais Jaime Silvério Marques, Carlos Galvão de Melo e Manuel Diogo Neto, a título póstumo.

[Notícia atualizada às 18h34]

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Marcelo condecorou Spínola (e não só) em clima de secretismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório