Quase 100% dos utentes satisfeitos com os serviços de emergência médica

A conclusão é de um inquérito revelado pelo INEM sobre os serviços prestados no ano de 2023.

ambulancia, inem, sirenes

© Getty Images

Notícias ao Minuto
08/04/2024 11:52 ‧ 08/04/2024 por Notícias ao Minuto

País

INEM

Quase todos os utentes manifestaram grande satisfação pelo serviço prestado em 2023 pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelo Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). A conclusão é de um inquérito, revelado esta segunda-feira, que garante que 99,4 dos utentes avaliaram o serviço de emergência médica como excelente, muito satisfatório ou satisfatório.

Num comunicado enviado às redações, é descrito que "2% dos utentes demonstraram-se satisfeitos, 60,1% muito satisfeitos e 37,3% indicaram uma satisfação excelente pelo serviço prestado pelos profissionais do INEM, perfazendo uma taxa de satisfação de 99,4%".

Em causa no inquérito esteve a avaliação de diferentes variáveis como o atendimento telefónico, atuação das equipas de socorro e transporte até à Unidade de Saúde.

Relativamente ao atendimento telefónico realizado nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), 98,4% dos inquiridos mostraram-se satisfeitos com o tempo de espera até ao atendimento e com a "abordagem, cortesia e correção dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) que fazem o atendimento das chamadas". Já, 45,7% dos utentes revelaram uma satisfação excelente.

Sobre as explicações e aconselhamentos dados, 93,9% mostraram-se satisfeitos, sendo que 42,6% disseram estar excelentemente satisfeitos.

"Quanto ao tempo de espera entre a chamada telefónica e a chegada dos meios de socorro ao local da ocorrência, 99,4% dos utentes que responderam ao questionário revelaram graus de satisfação em relação a este ponto, sendo que a maioria (66,1%) revelou estar Muito Satisfeito", pode ler-se no comunicado.

O INEM realça ainda que o atendimento prestado pelas suas equipas e parceiros SIEM no local de ocorrência satisfez 99,5% dos utentes. "90,1% mostrou-se satisfeito com as explicações e aconselhamento, 92,4% revelou estar satisfeito com o cuidado demonstrado na proteção da privacidade e intimidade da vítima e 93,8% indicou satisfação com a competência demonstrada e profissionalismo", revela o INEM.

O percurso efetuado até às unidades de saúde é outro dos parâmetros que reúne consenso entre os utentes, uma vez que "97,1% dos inquiridos demonstrou satisfação". 

O INEM indicou que o inquérito resultou da seleção aleatória de 3.602 contactos, dos quais 1.184 aceitaram participar. 

Leia Também: Direção Executiva do SNS quer alargar urgências pediátricas referenciadas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas