Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Montenegro falou com Zelensky: "A Ucrânia pode contar com o nosso apoio"

O recém empossado primeiro-ministro português e o chefe de Estado ucraniano falaram, esta quarta-feira, através de chamada telefónica.

Montenegro falou com Zelensky: "A Ucrânia pode contar com o nosso apoio"
Notícias ao Minuto

22:27 - 03/04/24 por Notícias ao Minuto

País Chamada

O recém empossado primeiro-ministro, Luís Montenegro, conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esta quarta-feira, tendo-lhe dado conta que "pode contar com o apoio" de Portugal.

"Tive uma conversa telefónica com o primeiro-ministro de Portugal. Felicitei-o por ter assumido este cargo de responsabilidade, manifestei a minha gratidão pela sua posição pessoal de princípio de apoio à Ucrânia e desejei-lhe um trabalho frutuoso para a prosperidade de Portugal", começou por escrever Zelensky, numa partilha na rede social X.

Segundo o chefe de Estado ucraniano, os dois debateram "a aplicação de anteriores acordos de defesa entre os países" e deram "instruções às equipas para começarem a trabalhar na preparação de um acordo bilateral de segurança no âmbito da Declaração do G7 à Ucrânia". "Coordenámos igualmente futuros contatos conjuntos", acrescentou.

Em resposta à partilha, Montenegro escreveu: "Obrigado, Presidente. A Ucrânia pode contar com o nosso apoio político, económico, humanitário e militar enquanto for necessário. Trabalharemos em conjunto para construir a paz na Europa e no mundo".

Já na terça-feira, dia em que Luís Montenegro tomou posse como primeiro-ministro, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky felicitou o chefe do Governo português, na rede social X afirmando esperar o aprofundamento das relações bilaterais para "uma paz duradoura na Europa".

"Parabéns a Luís Montenegro por assumir o cargo de primeiro-ministro de Portugal. Agradeço a sua integridade ao reconhecer a agressão russa e espero um maior aprofundamento das relações Ucrânia-Portugal para restaurar uma paz justa e duradoura na Europa", escreveu o líder ucraniano na rede social X, em ucraniano, português e inglês.

Leia Também: Zelensky felicita Montenegro e espera "aprofundar relações" bilaterais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório