Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 23º

Pensões, salários, TAP e novo aeroporto. O balanço "otimista" de Costa

António Costa deu esta quarta-feira uma conferência de imprensa sobre balanço dos oito anos da sua governação.

Pensões, salários, TAP e novo aeroporto. O balanço "otimista" de Costa
Notícias ao Minuto

09:48 - 27/03/24 por Daniela Carrilho

ao minuto Ao Minuto País António Costa

O primeiro-ministro cessante, António Costa, deu esta quarta-feira uma conferência de imprensa para fazer o balanço dos seus oito anos de governação, considerando que estes "não foram oito anos quaisquer".

Em pouco mais de uma hora, Costa enfatizou os resultados de várias 'pastas' do seu Governo no país, nomeadamente o facto de "manter a trajetória constante de melhoria das contas públicas", assim como "o desempenho digno de registo" do país no combate à pandemia da Covid-19.

Costa sai do cargo "otimista" na "trajetória de progressiva redução" das taxas de juro, assim como realçou que Portugal alcançou um "número recorde de pessoas a trabalhar", num total de cinco milhões, assim como a pensão média aumentou 23,3%, ficando "claramente acima da inflação acumulada".

A TAP anunciou "lucros recorde" de 177,3 milhões de euros em 2023, notícia que deixou Costa "muito satisfeito". "Espero que seja uma boa notícia para todos", assumiu.

Sobre o novo aeroporto (e a sua localização), Costa assume que terá "pena se não houver decisão", embora assegure não se arrepender e ter feito "o que era correto".

De recordar que, pelas 17h30, António Costa vai receber o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, em São Bento, para fazer a transição de pastas para o novo Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório