Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Depressão Nelson coloca país (e sorrisos) 'a amarelo' na Semana Santa

Além de chuva, tempestade promete trazer muito vento.

Depressão Nelson coloca país (e sorrisos) 'a amarelo' na Semana Santa
Notícias ao Minuto

15:18 - 26/03/24 por Notícias ao Minuto

País Mau tempo

A Semana Santa, em que tradicionalmente muitos portugueses aproveitam para tirar uns dias de férias, será este ano de temporal, com a depressão Nelson a colocar todo o país (e os sorrisos) 'a amarelo', devido à chuva e vento intenso.

Nos Açores, o cenário é ainda mais grave, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos laranja e vermelho no arquipélago, para quarta e quinta-feira, devido ao vento e à agitação marítima.

“A formação de um núcleo secundário associado à nomeada depressão Nelson, e com deslocamento para sul em direção à região dos Açores, deverá provocar um agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago", explicou o IPMA.

Para os próximos dias espera-se assim, em todo o território nacional, períodos de precipitação muito intensa, ondas que podem chegar aos 12 metros e rajadas de vento entre os 85 e os 100 km/hora.

O IPMA elevou de sete para 10 os distritos do continente que vão estar esta terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros.

Anteriormente já tinha colocado sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga. Esta terça-feira, o instituto estendeu o aviso laranja aos distritos de Faro, Setúbal e Beja por causa do estado do mar.

Estes 10 distritos vão estar sob aviso laranja entre as 15 horas desta terça-feira e as 9 horas de quarta-feira, voltando depois a estar sob aviso laranja entre as 3 horas de quinta-feira e as 00 horas de sexta-feira.

A Madeira e o Porto também vão estar sob aviso amarelo entre as 3 horas e as 9 horas desta terça-feira e entre as 6 horas e as 19 horas de quinta-feira por causa da agitação marítima.

O IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo entre as 12 horas e as 18 horas de quarta-feira devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

E não é só em Portugal que os próximos dias prometem ser de temporal. Segundo o El Tiempo, também Espanha será afetada pela depressão Nelson durante a Semana Santa.

Leia Também: Neve volta a cair em vários pontos do país após dias de quase 30ºC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório