Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Depois do calor, março despede-se com chuva e frio. Mínimas chegam a -2ºC

Última semana de março ficará marcada por uma descida acentuada das temperaturas, abaixo do normal para a época do ano. 

Depois do calor, março despede-se com chuva e frio. Mínimas chegam a -2ºC
Notícias ao Minuto

08:34 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

Depois do calor do último fim de semana, que se fez acompanhar de poeiras em suspensão, o estado do tempo em Portugal continental já começou a mudar e, além da chuva e do vento, a última semana de março ficará também marcada por uma descida acentuada das temperaturas, abaixo do normal para a época do ano. 

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na semana de 25 a 31 de março espera-se "uma alteração do padrão de circulação para um fluxo predominante de oeste, ou seja, a aproximação ou passagem de perturbações frontais ou regiões depressionárias pelo território continental".

Deste modo, está prevista "a ocorrência de precipitação um pouco por todo o território a partir de segunda-feira, dia 25, com ocorrência de precipitação sob a forma de neve a partir do final do dia (acima de 1000 m), intensificação do vento e possibilidade de ocorrência de trovoada".

A precipitação "irá continuar ao longo da semana e poderá ser persistente a partir de quarta ou quinta-feira".

"Devido à advecção gradual de uma massa de ar frio a partir de segunda-feira", espera-se uma "descida significativa da temperatura do ar, com pequenas oscilações ao longo da semana, mantendo-se ainda abaixo do normal para a época do ano".

No geral, prevê-se que a temperatura máxima varie aproximadamente entre 8 e 21°C, podendo chegar a 6°C no início da semana em alguns locais do interior Norte e Centro (por exemplo na Guarda), segundo o IPMA. 

A temperatura mínima deve variar entre 0 e 14°C, podendo alcançar -2°C nas regiões do interior Norte e Centro nos dias 25 e 26.

Recorde-se que o IPMA colocou 15 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido às previsões de queda de neve, chuva ou vento fortes e agitação marítima.

Leia Também: Mau tempo coloca 15 distritos do continente e a Madeira sob aviso amarelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório