Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Tempo começa a piorar no domingo e neve chega segunda-feira

Esperam-se "aguaceiros no Baixo Alentejo e Algarve a partir do meio da tarde, por vezes acompanhados de trovoada" no domingo e "queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela" a partir da tarde de segunda-feira.

Tempo começa a piorar no domingo e neve chega segunda-feira
Notícias ao Minuto

23:24 - 23/03/24 por Notícias ao Minuto

País Mau tempo

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias antevê piores condições meteorológicas, com "aguaceiros no Baixo Alentejo e Algarve a partir do meio da tarde, por vezes acompanhados de trovoada" no domingo, 24 de março.

Em simultâneo, o IPMA espera a presença de "poeiras em suspensão, em especial nas regiões Centro e Sul.", uma "descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro" e uma "pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.

Na sua previsão descritiva, o instituto dedicado ao estudo da meteorologia aponta para "períodos de céu muito nublado por nuvens altas, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do meio da tarde na região Sul".

Já para segunda-feira, espera-se "queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para os 700/800 metros de altitude", bem como "períodos de chuva a partir do meio da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros, podendo ser de granizo no final do dia".

Nas regiões Centro e Norte, espera-se ainda a "possibilidade de ocorrência de trovoada", uma "descida acentuada da temperatura" e "vento fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e na faixa costeira, com rajadas até 70 km/h".

No que toca ao estado do mar, no domingo, espera-se que, na costa Ocidental, haja "ondas de noroeste com 2 a 3 metros, sendo 1,5 a 2 metros a sul do Cabo Raso". A temperatura da água deverá situar-se entre os 14ºC e os 16ºC.

Por fim, na costa Sul, esperam-se "ondas de sueste com 1 a 2 metros" e uma temperatura da água a rondar entre os 16ºC e os 18ºC.

Leia Também: Quarto sismo sentido hoje na ilha Terceira com magnitude 2,6

Recomendados para si

;
Campo obrigatório