Uma mulher de nacionalidade britânica, de 36 anos, acordou, no passado mês de junho, com sotaque alemão, que depois se transformou em gaulês – apesar de nunca ter visitado nem a Alemanha nem o País de Gales – e desde essa altura nunca mais recuperou o seu sotaque original.
Zoe Coles acredita que sofre de uma síndrome rara e pede ajuda nas redes sociais por temer que o sotaque gaulês nunca desapareça, tal como lhe disse o neurologista que consultou.
Ao Daily Mail, Zoe admitiu que fica “ansiosa” sempre que sai de casa, pois sente que já não se “encaixa” onde mora com a sua nova voz. Sempre que sai à rua, a ex-bartender é questionada se é de outro local.
A britânica acredita que sofre da síndrome do sotaque estrangeiro (FAS), que é extraordinariamente rara. Em todo o mundo, apenas foram documentados 150 casos, desde a sua menção em 1907.
Geralmente, esta condição acontece na sequência de uma lesão na cabeça ou no cérebro, sendo os acidentes vasculares cerebrais a causa mais comum, mas também pode acontecer devido a tumores e esclerose múltipla.
No TikTok Zoe não só procura ajuda como desabafa sobre a sua condição. Além da questão da fala, também sofre de um distúrbio neurológico.
@zoecoles1 #foreignaccentsyndrome #speech #welsh #accent #fyp original sound - zoecoles1
Leia Também: Insólito. Enxame de abelhas interrompe partida entre Alcaraz e Zverev