Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Guarda prisional agredido por recluso na prisão de Coimbra

Um guarda prisional da prisão de Coimbra foi hoje agredido com socos na cabeça por um recluso descrito como violento, estando o guarda internado no hospital da cidade a aguardar exames, adiantou à Lusa fonte sindical.

Guarda prisional agredido por recluso na prisão de Coimbra
Notícias ao Minuto

20:45 - 18/03/24 por Lusa

País Coimbra

Segundo o dirigente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) Frederico Morais, o guarda foi agredido na cabeça com socos, estando internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, para realização de exames médicos.

O dirigente sindical revelou ainda que o recluso que agrediu o guarda foi já colocado "em isolamento".

A Lusa contactou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) sobre o incidente e aguarda resposta.

Outra fonte prisional ouvida pela Lusa relatou que o guarda prisional apresentava várias escoriações e marcas na cara resultantes das agressões, que terão acontecido cerca das 15:00.

O agressor tem 35 anos e encontra-se a cumprir pena por crimes de ofensa à integridade física, violência doméstica, entre outros, e é descrito como violento, tendo Frederico Morais referido que já por uma vez foi transferido para o estabelecimento prisional de Monsanto, de alta segurança, após agressões também a guardas prisionais.

Segundo Frederico Morais, os golpes não visavam especificamente o guarda agredido, uma vez que naquele momento "podia ter sido agredido aquele ou outro", sendo apenas o que se encontrava no posto quando o recluso teve o comportamento violento.

A fonte prisional ouvida pela Lusa adiantou que já durante a manhã o mesmo recluso tinha estado envolvido "numa escaramuça com um outro companheiro seu".

Para o dirigente sindical, este caso é o último de 11 registados desde janeiro deste ano e mais um a acentuar a "falta de segurança nas prisões", sobretudo no que diz respeito a "agressões de forma gratuita" a guardas prisionais, pelo que o sindicato exige que "sejam tomadas medidas mais gravosas, ou seja, a alteração do Código Processo Penal", para proteger os guardas prisionais, que "representam o Estado português".

Frederico Morais disse ainda que se nada for feito a situação pode tornar-se "mais grave".

[Notícia atualizada às 22h53]

Leia Também: Guardas da prisão de Lisboa fazem greve para travar encerramento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório