Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 21º

Detetada Legionella nas instalações da Academia Militar

Bactéria foi identificada durante "análises periódicas".

Detetada Legionella nas instalações da Academia Militar
Notícias ao Minuto

13:56 - 14/03/24 por Notícias ao Minuto

País Legionella

Foi detetada a presença de Legionella em instalações sanitárias da Academia Militar, anunciou o Exército nesta quinta-feira, em comunicado.

Não foi identificado, no entanto, "qualquer caso clínico entre militares e trabalhadores civis".

A deteção aconteceu "na sequência da realização de análises periódicas, no âmbito da Norma de Autoridade Técnica para a Prevenção e Controlo da Legionella, que estabelece os procedimentos a implementar na prevenção e proliferação de bactérias do género Legionella em equipamentos e sistemas de água e ar".

Os resultados das análises efetuadas asseguram que "não foi detetada a presença da Legionella Pneumophila".

"De imediato, foi desencadeada a realização de um choque térmico e químico às referidas instalações, e ativada uma Equipa da Unidade Militar Médica Veterinária, da Direção de Saúde, no sentido de avaliar circuitos de águas e apurar eventuais causas. As análises serão repetidas após a implementação das medidas em curso", esclareceu o Exército na missiva.

Temporariamente, "foi suspensa a utilização da piscina" na sede da Academia Militar em Lisboa, "não se prevendo impacto no desenrolar das atividades letivas da Academia Militar".

O exército "prosseguirá com o desenvolvimento do seu Plano de Controlo da bactéria Legionella", para "implementar medidas preventivas e de controlo da proliferação" da mesma nas suas "unidades, estabelecimentos e órgãos".

[Notícia atualizada às 14h01]

Leia Também: Detetada Legionella em instalações dos trabalhadores do Metro de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório