Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

CGTP "manifesta toda a solidariedade" com greve dos jornalistas

Profissionais marcaram greve para quinta-feira, 14 de março.

CGTP "manifesta toda a solidariedade" com greve dos jornalistas
Notícias ao Minuto

10:23 - 13/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia Greve

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) disse, esta quarta-feira, que está solidária com a greve dos jornalistas, marcada para quinta-feira, adiantando que acompanha as reivindicações dos profissionais deste setor. 

"A CGTP manifesta toda a solidariedade com a luta dos jornalistas e a greve que está convocada amanhã, 14 de março", lê-se numa nota informativa enviada às redações pela união sindical, a apenas horas do arranque da greve do setor da comunicação social.

Na nota, a CGTP  acrescenta que "acompanha as reivindicações pelas quais lutam os jornalistas", num setor "caraterizado pelo domínio de grandes grupos económicos e financeiros e pela elevada concentração da propriedade dos órgãos de comunicação social".

"É urgente" assegurar "condições de trabalho dignas, o que passa pelo aumento geral e significativo dos salários destes profissionais", bem como "combater a precariedade generalizada e fraudulenta no sector e garantir condições para o exercício da profissão em segurança", diz a CGTP.

A mesma união sindical considera ainda que é "urgente" acabar com os despedimentos coletivos, que "têm como objetivo e consequência o enfraquecimento da liberdade de informação e do pluralismo", e o respeito pela "contratação coletiva e demais legislação do trabalho no sector".

"É urgente, mas também possível e necessário, responder a estas reivindicações dos jornalistas. São exigências que, tendo elementos específicos destes profissionais, a CGTP-IN coloca como centrais para todos os trabalhadores e para o próprio desenvolvimento do país", conclui a CGTP na nota, garantindo que estará presente "nas várias concentrações previstas para o dia da greve".

No Largo de Camões, em Lisboa, pelas 18h00, a CGTP-IN estará representada pelo seu secretário-geral, Tiago Oliveira.

Leia Também: Mais de 250 "jornalistas sem papel" alertam para precariedade do setor

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório