Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Aberto "processo de averiguações" ao caso de mulher que fugiu de Tires

Uma mulher de 41 anos fugiu hoje do estabelecimento prisional de Tires, um caso que o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional diz mostrar a "fragilidade da segurança" das prisões portuguesas.

Aberto "processo de averiguações" ao caso de mulher que fugiu de Tires
Notícias ao Minuto

18:27 - 11/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Prisão

"Foi aberto processo de averiguações a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção" para "apurar as circunstâncias em que teve lugar a ocorrência", refere a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais à Lusa, na sequência da fuga de uma reclusa.

A reclusa terá aproveitado uma ida ao pátio para fugir, utilizando uma cadeira para saltar a vedação e sair para um local do complexo onde estão bens apreendidos pelas autoridades.

Nessa altura, estaria apenas um guarda prisional a vigiar mais de uma centena de reclusas.

Reclusa fugiu de Tires (onde estava há 3 dias). Pôs cadeira junto à rede

Nessa altura, estaria apenas um guarda prisional a vigiar mais de uma centena de reclusas.

Marta Amorim | 16:53 - 11/03/2024

No início do mês, os sindicatos que representam os quadros prisionais alertaram que Portugal terá, até final deste ano, menos 36% dos guardas previstos no quadro de pessoal, subdimensionado para o número atual de reclusos.

Em conferência de imprensa conjunta dos sindicatos que representam as chefias e guardas prisionais, as estruturas sindicais alertaram para a insuficiência de quadros, pediram um subsídio de missão semelhante ao atribuído à Polícia Judiciária e alertam para o risco de "uma tragédia" nas prisões portuguesas.

Segundo o SNCGP, o quadro de pessoal, pensado para uma população de 10 mil reclusos, menos três mil do que a que existe, é de 4.977 elementos e só existem 3.885 guardas no ativo, um número que irá ser reduzido em menos sete centenas por motivos de reformas previstas até ao final do ano.

Leia Também: Reclusa fugiu de Tires (onde estava há 3 dias). Pôs cadeira junto à rede

Recomendados para si

;
Campo obrigatório